Cristo é o Rei que se faz pequeno em uma manjedoura para adentrar em nossos corações.
Sim, Ele quer reinar em seu coração, mas para isso, você precisa se deixar ser conquistado por Ele!
Estamos a poucos dias do Natal e com isso eu te convido a fazer uma breve reflexão que poderá te ajudar nessa reta final de preparação.
Quem tem ocupado o lugar de Rei em seu coração hoje?
É Cristo de fato que tem reinado em sua vida ou você tem sido seu próprio Rei, diante das suas vontades e falta de pobreza.
Calma! Não se desespere. Ainda dá tempo de deixar Cristo ocupar o lugar que é Dele.
O Espírito Santo nos faz reconhecer o verdadeiro Rei!
Diante de tantos reis e falsos reis, o Espírito Santo é Aquele que nos faz reconhecer o verdadeiro Rei, como no Evangelho em que João Batista estremece na barriga de Isabel diante da saudação de Maria: “Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. E exclamou em alta voz: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre. Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.” (Lc 1,39-44)
Foi pelo Espírito Santo que mesmo João Batista estando na barriga de Isabel, reconheceu a presença do Rei que Maria carregava em seu ventre e da mesma forma, foi o Espírito Santo que fez com que Isabel reconhecesse Maria como mãe do Senhor!
João Batista, aquele que preparou o caminho para o Rei!
A missão de João Batista foi a de preparar o caminho do Rei, dando testemunho de Cristo, como vemos no Evangelho segundo São João: “Houve um homem, enviado por Deus, que se chamava João. Este veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos cressem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz.”(Jo 1, 6-8)
E ainda:
“Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar-lhe: “Quem és tu?”. Ele fez esta declaração que confirmou sem hesitar: “Eu não sou o Cristo”. – “Pois, então, quem és?” – perguntaram-lhe eles. “És tu Elias?”. Disse ele: “Não o sou”. “És tu o profeta?” Ele respondeu: “Não”.* Perguntaram-lhe de novo: “Dize-nos, afinal, quem és, para que possamos dar uma resposta aos que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?”. Ele respondeu: “Eu sou a voz que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como o disse o profeta Isaías” (40,3).” (Jo 1, 19-23)
Em seu testemunho, João Batista, leva as pessoas a olharem para Cristo e é assim que Ele prepara o caminho da sua missão.
Assim como João Batista, você também pode preparar o caminho de Cristo para que Ele possa ocupar o lugar de Rei nos corações mais resistentes e para isso, você pode testemunhar as maravilhas que Ele realiza em sua vida!
Que Cristo reine em seu coração!
Deise Castro
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator