No evangelho do próximo domingo, irá se falar sobre o tesouro. Você conhece essa parábola? Deus quer falar com você através dessas singelas linhas. Venha descobrir o que Ele te reserva.
O reino dos céus também é semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde novamente. Cheio de alegria, ele vende tudo o que tem para comprar aquele campo (Mateus 13:44).
Amigo leitor, Deus quer chamar a nossa atenção nessa leitura para as coisas mais valiosas das nossas vidas. O que temos guardado a sete chaves? Ou o que temos buscado que ainda não encontramos?
Convido você a fazer um exame de consciência nos últimos anos, nos últimos meses da sua vida. O que tem atraído a sua atenção? E onde o seu coração tem feito morada?
Posso falar por mim, amigo leitor, que possivelmente nos últimos anos do meu dia a dia, minha cabeça andava distraída, fazendo com que meu coração ansiasse por algo que não dependia de mim resolver, sofrer ou simplesmente me desesperar. Meus problemas foram capazes de esconder por anos o que a verdadeira sede do meu coração buscava.
Desvendando o Tesouro.
Só conseguimos encontrar esse tesouro se nos esvaziarmos de nós mesmos. Forte essa frase, não é? Mas mais forte que ela é a profundidade que ela nos provoca e nos convida. Como mencionado acima, meus dias estavam tão cheios de ocupações que eu não era capaz de enxergar no meu íntimo que meu anseio era por algo, alguém bem maior que eu.
Quando percebi que Jesus me atraía simplesmente pelo fato de, nas minhas orações diárias, Ele querer ser o meu tudo, escutar as minhas preocupações, saciar a sede do meu coração e querer mais do que ninguém se tornar íntimo de mim e estar comigo em todos os momentos, minha chave virou.
Ao encontrar esse tesouro, que estava escondido lá no fundo do meu coração, senti vontade de, assim como na parábola, escondê-lo para que ninguém mais o achasse, até que eu estivesse pronta para vender tudo e buscá-lo.
Você deve estar se perguntando o que eu precisei vender. Caro amigo leitor, olhando ao pé da letra, parece loucura ter que vender algo para então adquirir o verdadeiro tesouro. Mas já te reforço que não é loucura! É ousadia.
Quando um homem ou uma mulher encontra a pessoa que deseja namorar, casar, ter um futuro juntos, eles não são capazes de renunciar a todos os outros amores só para serem fiéis e estarem com aquela pessoa? Assim também é com o tesouro.
Quando permitimos que Deus nos encontre, tudo aquilo que ocupa o lugar de Deus precisa sair, para que Ele se torne o centro. Nossas preocupações, problemas, doenças, intrigas não vão deixar de existir, mas vão deixar de ser nós mesmos que as direcionamos e controlamos. Desfazemos dos nossos projetos para entregá-los aos projetos Dele, das nossas ansiedades para a calmaria do tempo Dele. Tudo nas mãos daquele que sabe fazer e direcionar tudo. Pois o impossível só Ele pode realizar.
Tomando posse do Tesouro.
Você sabia que esse tesouro te pertence? Ao sermos batizados, nos tornamos filhos amados de Deus e portadores da graça Dele. Esse tesouro está em nós, no nosso coração. Esse magnífico tesouro é Deus! E Ele quer que você o encontre!
Quero te convidar agora, amigo leitor, a fazer essa experiência. Eu não sei o que tem ocupado seus dias, sua mente, no que você tem se perdido, sofrido ou ansiado. Mas lhe peço que, de coração muito aberto, peça a Ele que te mostre o que tem ocupado o espaço desse tesouro, e que você queira se esvaziar para encontrá-lo.
Entregue suas feridas, seus traumas, seus projetos, controles, sonhos. Tudo nas mãos Dele, deixe Ele segurar para você, deixe Ele te descansar. Então mergulhe com Ele na profundidade do seu coração e entenderá como é achar esse tesouro.
Quando tomei posse desse Tesouro, passei a querer cada vez mais estar na presença Dele e ansiar pelas coisas do céu. O filho quer se parecer com o Pai e cuidar dessa herança. Desejo que você também, após encontrá-lo, cuide dessa preciosidade e anseie por estar cada vez mais perto dessa herança, deixando Deus ser o centro da sua vida.
Fiquem com Deus.
Carla Gaspar
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator
Uma resposta
Quero deixar um comentário, muitos anos atrás eu descobri a joia que estava dentro de mim, mas não sabia como lapidar, eu fazia de minha forma . Mas o tempo passou e alguns anos não muito longe eu passei por uma depressão; hoje percebi que eu estava lavando a joia com água suja, no bom sentido, então a depressão me colocou na lama, minha fé foi muito abalada, já não tinha muito chão, até que O Senhor me mostrou como deveria lapidar aquela joia, Ele me presenteou com a sabedoria, e me mostrou dentro da sua Palavra quais as ferramentas que eu eria usar para lapidar o que era de mais precio; O Amor do Pai, Deus , hoje a água é mais viva, ela mata minha sede e limpa o que era sujeira; Jesus está me preparando e me mostrando o que eu recebi do Pai, é
joia que não tem preço e Amor que recebe e compartilha, esse é o maior tesouro sabedoria de quem é maior e dono de tudo; Muito obrigado Senhor, por me transformar de joias sujas; Por JOIAS que é o verdadeiro Tesouro.