É um Santo com uma história fascinante, muito admirado, mas pouco vivido. Para muitos, seus ensinamentos não são mais atuais, ficou para seu tempo. Mas se tivermos um olhar um pouco mais aprofundado, veremos o contrário. Ele é um Santo muito atual e seus ensinamentos refletem as necessidades de nosso tempo, principalmente no que diz respeito na luta contra o mal.
É muito conhecido por suas lutas contra o Demônio e pela sua autoridade contra o mal, entretanto, se mergulharmos em seus ensinamentos, veremos que a vida dele parte de profundos exercícios espirituais interiores que o robusteceu na fé, e por isso, foi tão vitorioso contra o mal.
Refúgio em uma gruta
Com a invasão dos Bárbaros, são Bento se refugia em uma gruta e ali era alimentado por outro monge através de um cesto suspenso.
Nessa solidão, ele se aprofunda na vida de oração e meditação para crescer em santidade e nos ensina um verdadeiro caminho espiritual. Deus habita no íntimo de nosso ser, no âmago de nossa alma e a partir dos exercícios vai permitindo o poder de Deus se irradiar por toda a dimensão do seu ser, fazendo de sua vida uma potência transmissora de graça.
Tempo atual
Vivemos uma vida a qual é muito influenciada pelas coisas externas e isso tem ferido nosso interior nos fazendo fragilizados na fé, e consequentemente, no combate espiritual. Temos sido, por isso tudo, alvo fácil para as seduções do maligno.
Nosso grande desafio atual é ter a capacidade de entrar na “gruta” interior do nosso ser e ali encontrar o verdadeiro Bem que é o próprio Deus – e através da ascese e da busca constante e persistente da graça – fazermos essa experiência de expandir a potência de Deus em nós, fortalecendo e capacitando-nos na luta contra o mal.
Funda a Ordem dos beneditinos
Após três anos na gruta, e já com outros monges que decidem segui-lo, funda o mosteiro de Monte Cassino iniciando assim a Ordem dos Beneditinos que hoje está espalhada pelo mundo afora.
Considerado o Padroeiro da Europa, ele ajudou através da doutrina Cristã e sua espiritualidade, a moldar a cultura europeia.
Orar e trabalhar
Lema de sua Regra de vida é uma verdadeira pérola preciosa para nós que vivemos no século. Conseguir transmitir através do testemunho de uma vida virtuosa e cheia da graça nas atividades seculares é uma manifestação da santidade comum, ou seja, viver a santidade através de todas as coisas, santificar tudo pela potência da graça que portamos.
Vivemos em um tempo em que se tem “profetas” e “conselheiros” para tudo, mas sem uma prática verdadeira. Tem milhares de seguidores, mas suas vidas não são transformadas. Por isso precisamos mais em nosso tempo de testemunho vivido, fecundo e frutuoso para atrair as pessoas ao verdadeiro bem que é Jesus e se afastarem assim do mal e suas seduções.
Que São Bento possa nos ajudar com sua poderosa intercessão:
“A cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia, retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs, é mal o que me ofereces, bebas tu mesmo do seu próprio veneno.” – oração de São Bento.
Elias Gobbi
Consagrado da Comunidade Católica Pantokrator