Certamente alguma vez você já deve ter ouvido alguém falar: “Você é responsável por sua vida”. Se ainda não ouviu isso de alguém, em algum momento ainda haverá de escutar.
Pode ser que também não tenham falado isso diretamente para você, mas você tenha escutado pessoas falando isso em relação a outras, mas agora eu te pergunto: Você já parou para pensar na verdade desta frase? Você já parou para pensar que de fato você é responsável e ainda mais que isso, a única pessoa responsável por sua vida?
Se até aqui você ainda não havia pensado sobre isso, te convido a fazer essa reflexão a partir da leitura desse texto.
A importância de ser uma pessoa responsável
Imagina que você está chegando em uma grande empresa para uma entrevista de emprego, talvez essa empresa seja até uma multinacional e ao chegar é recebido por uma de suas funcionárias que pergunta se você está precisando de alguma coisa. Nesse momento, você explica que foi selecionado para participar de um processo seletivo e que tem uma entrevista agendada.
Com isso, a funcionária da empresa, fala para você aguardar que ela vai avisar a pessoa responsável sobre a sua chegada.
Ao escutar “pessoa responsável”, logo vem na sua cabeça um pensamento de como deve ser essa pessoa, por sua importância dentro da empresa.
Pois bem.
Quando alguém é responsável por algo, como nesse exemplo da empresa ou por alguém, como os pais, por exemplo, são responsáveis por seus filhos, vemos que ali, há alguém importante.
Então, nada mais justo do que você dar importância para a sua vida, se responsabilizando por ela!
A sua vida é tão importante, mas é tão importante que só você é capaz de compreender e dar a atenção que precisa ser dada para a sua história.
Eu imagino que até aqui você deve ter passado por muitos momentos difíceis, deve ter enfrentado muitos desafios, perdido pessoas que amava muito ou porque morreram ou porque de alguma forma elas te decepcionaram e com isso você precisou romper laços de amizade, mesmo quando queria ficar… Enfim, você e só você sabe tudo o que aconteceu.
Talvez ainda, as decepções foram tantas, que mesmo quando você errou com as pessoas e viu elas se distanciando, acabou guardando sentimentos como de mágoa, ódio, raiva, entre tantos sentimentos ruins e com isso até chegou a culpar e responsabilizar outros pelos seus erros, só porque de alguma forma, o sofrimento pelo qual você estava passando foi tanto que você não quis assumir o seu próprio erro.
Mas agora, depois de um tempo, hoje você é capaz de olhar para trás e com maturidade reconhecer os seus erros, se responsabilizando por eles e mais importante que isso, você sabe que pode dar o passo de perdoar aqueles que te magoaram.
Ainda que você tenha sofrido lá atrás, hoje, você é capaz de dar uma resposta diferente, pois a partir do perdão aos outros e a si, muitas feridas que ficaram com a sua história, serão curadas.
Hoje é o dia da mudança, da decisão pelo amor. Hoje é o dia da conversão.
O Espírito Santo te dará a graça de ser uma pessoa responsável
Que nesse momento, você renuncie em nome de Jesus toda mentira que possa ter escutado algum dia de que você não é uma pessoa responsável, pois muitas vezes, em meio as discussões, escutamos mentiras a nosso respeito, que são contrárias a voz de Deus.
Hoje, o Espírito Santo te dá a graça de se responsabilizar por sua própria vida, por seus atos, ainda que muitas vezes você erre, mas Ele te dá a graça de assumir sua verdade, seja ela qual for e mesmo quando você cair, pode voltar o seu olhar para Cristo Pantokrator, o Deus todo poderoso, recorrendo a sua misericórdia, para que através do seu olhar para Cristo você seja capaz de recomeçar.
Que a Virgem Maria interceda por ti!
Deise Castro
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator