A intensidade com que os jovens vivem tudo o que tocam e possuem, é lindo de se ver, não é mesmo? O problema é que nem sempre essa intensidade está ordenada da maneira que Deus escolheu e deseja.
A Beleza dos jovens está na sua força! (Provérbios 20, 29)
Essa frase vem confirmar esta potência que os jovens carregam; porém, o que é belo é o que está ordenado; se a beleza não está sendo atrativa para as coisas que são boas, então há uma desordem e é preciso ter zelo e coragem para olhar e tocar.
Reparemos que há uma sede de descoberta no coração do jovem que não há em mais ninguém! É uma fase em que a maioria questiona qual profissão seguir, a qual vocação Deus o chamou, querem saber a verdade de tudo e não gostam de serem enganados; tudo isso faz parte dessa força que carregam.
Por serem intensos demais, quando fazem péssimas escolhas e não cuidam da afetividade e sexualidade, tendem a mais tarde colher muitos sofrimentos. Os jovens são o coração do mundo, e sem a juventude sadia, o mundo não pulsa como deveria pulsar.
Jovens, se fordes o que Deus quer, colocareis fogo no mundo! (Santa Catarina de Sena)
A intensidade desordenada!
Sabemos que para tudo há uma rota, e é necessário segui-la. Entretanto, na juventude nem sempre essa rota é clara aos seus olhos, que tudo querem tocar e descobrir. Na maioria das vezes o temor da espera, a busca em serem amados, os tornam jovens rebeldes atrás da tão sonhada felicidade.
O desamor, os vazios e a busca de aprovação gritam, e através de justificativa das suas feridas, entram muitas vezes por um caminho sem volta: drogas, pornografia e sexualidade desregrada.
Por não terem medo do perigo e gostarem de se aventurar, não se abalam com as coisas ao seu redor, para eles tudo é passageiro e se não aproveitarem as oportunidades, não aproveitarão mais.
Tornam-se pais e mães muito cedo, tomando responsabilidades precoces. Alguns se frustram com a chegada de um bebê e com isso abortam, fogem de casa. Coisas infinitas acontecem em busca de uma sede que eles ainda não descobriram o que é, simplesmente pelo fato de quererem se tornar pessoas independentes e amadas.
Afasta, pois do teu coração o desgosto, remove da tua carne o mal. (Eclesiastes 11, 10)
Não podemos deixar de citar que é nessa época da vida que a maioria dos jovens ao redor do mundo sofrem com depressões e ansiedades; muitos se fecham a tal ponto, com medo de pedir ajuda e falar de seus sentimentos, que acabam tirando suas próprias vidas.
Fujam dos desejos malignos da sua juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles de coração puro, invocam o Senhor. (2 Timóteo 2,22)
A intensidade Ordenada
Se reconhecessem e soubessem o quanto Deus os ama e os escolheu para se tornarem luz no mundo e vigor para todos aqueles que hoje sofrem, tocariam a imensidão da misericórdia de Deus e abundância que Ele separou para cada um de vocês.
Quero falar diretamente com você jovem, que lê essas linhas; não tenha medo de olhar para o seu coração e acessar a voz de Deus! Ele quer ver você curado, quer te fazer amado, e te mostrar o quanto você é importante; e, mesmo que o mundo e as pessoas ao seu redor não te entendam e não te escolham, Ele te separa e te escolhe.
A intensidade que você carrega é ordenada pelas mãos e sabedoria de Deus, é através do seu diálogo com Ele que Ele irá mostrar o que está desordenado, para que seja colocado em ordem.
Entretanto, isso não quer dizer que com Deus você terá uma vida de privações, mas simplesmente que a verdade cairá no seu coração e ela te libertará de todas as suas prisões, que não fazem parte dos planos de Deus. O próprio Espírito Santo te conduzirá nesse processo.
Gosto muito de uma frase que diz: ninguém perde aquilo que nunca teve, e isso é carinho e cuidado de Deus. Lembre-se: você pode tudo, mas nem tudo te convém.
Portanto, quando os jovens deixam Deus os tornar aquilo que Ele sonhou para eles, são capazes de conquistar o mundo, com a sua força, fé, escuta de Deus vivo e trino. Por onde passam, não só conquistam as pessoas, mas arrastam multidões.
Jovens não só atraem jovens, mas eles ordenados, são o descanso dos lares, o apoio aos avós, às pessoas necessitadas, fazem ONGS, animam uma sociedade, abrangem causas sociais, vão atrás de seus sonhos, conquistam, se tornam Doutores, se tornam Santos!
São Joao Paulo II, O Santo Amado Pelos Jovens
Não consigo citar esse nome e não me emocionar. Um Papa que teve a ousadia e a coragem de olhar para os jovens com tanto carinho e amor. Mais que isso, se deixou ser usado por Deus, para transmitir a misericórdia e o seu amor de uma maneira tão simples e singela, mas que arrasta até hoje milhares de pessoas.
A tradução de toda a intensidade que os jovens trazem no coração, suas buscas e anseios, é encontrada através dos seus estudos, cartas, livros, através dos seus ensinamentos.
Deus plantou a semente no coração dele e ele voou na intensidade que Deus suscitou, fez vigílias, homilias, congressos, encontros, jornadas da juventude, não parou nessa terra até quando Deus o permitiu ficar aqui, e mesmo após sua morte, ele é quem intercede por cada coração, pela igreja, por tudo o que a juventude é e toca.
Queridos amigos, vejo em vós as sentinelas da manhã (cf.Is 21, 11-12)
“Não vos conformeis com a vida em todas as etapas da sua evolução terrena, esforçai-vos com todas as suas forças por tornar esta terra cada vez mais habitável para todos. Por fim o convite a imitar Maria, dizendo sim ao Senhor, sem medo de se entregar a ELE”
Quero terminar essas linhas dizendo e os desafiando: não tenham medo se tornarem aquilo que Deus os chamou para serem! Há um brilho em vocês, uma força, uma potência, e uma intensidade que Deus separou somente para vocês, ela é única; não deixem ninguém e nada tirar isso de vocês.
Avante juventude!
Carla Gaspar
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator