Com toda distorção de valores e imposição de novas ideologias que vivenciamos atualmente, não precisamos ir muito a fundo para constatar a batalha que estamos enfrentando e que as investidas do maligno através de todas essas campanhas midiáticas são contra as famílias.
Precisamos lutar pela família e o exercício necessário para alimentar nossas forças durante essa caminhada é fazer constante memória do que é a família para o cristão, pois, a batalha tem sentido quando encontramos um propósito para lutar.
O que é uma família e qual a sua importância
As famílias são uma marca de Deus na terra, o Catecismo da Igreja Católica nos mostra que “A família Cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Sua atividade procriadora e educadora é o reflexo da obra criadora do Pai. Ela é chamada a participar da oração e do sacrifício de Cristo” (CIC 2205).
É importante entender que as famílias vão muito além dos vínculos biológicos. As famílias são imagem da comunhão da Santíssima Trindade, são um vínculo espiritual instituída pelo próprio Deus. Nosso Senhor, quando fundou a Santa Igreja quis que ela fosse uma família e por isso, instituiu os sacramentos, para que sejamos família através deles. Jesus formou uma família espiritual e foi Pai dos discípulos e assim também fizeram os santos, sendo pais espirituais de tantos outros até os dias de hoje. As famílias são berço de amor, virtude e santidade.
A Igreja nos deixa como exemplo a Sagrada Família de Nazaré, pois, Deus é sempre o centro de suas decisões e ocupa o primeiro lugar em tudo. A família deve ser sempre o primeiro lugar de encontro com Deus.
Os combates atuais
Não é segredo que as famílias vêm sofrendo muitos ataques claramente perceptíveis na sociedade, na educação, na cultura e em tantos aspectos. Ataques esses que vem gerando diversos combates dentro dos lares, combates com os filhos, no casamento, financeiro, emocionais, na saúde com doenças físicas ou psicológicas. É grande a lista que podemos fazer de combates que temos enfrentado dentro dos lares e muitas vezes, vários desses combates ao mesmo tempo.
Mas por que as famílias têm enfrentado tantos combates? É uma das questões que faz parte dos debates na minha família e acredito que em muitas outras famílias também. E a resposta que encontro é que a família é um dom precioso de Deus e por este motivo, tantos ataques da parte do inimigo. Nas aparições em Fátima a Virgem Santíssima revela a irmã Lúcia que “A batalha final entre o Senhor e o reino de Satanás serão sobre o matrimônio e a família.” ¹
As famílias estão sobre ataque e é importante que com muita humildade, peçamos o auxílio do Espírito Santo, para que possamos identificar quais os combates vivemos dentro de nossas próprias casas e dar nomes a eles, para que sabendo quais são, sejam traçadas estratégias de batalha com as quais lutaremos para sermos vencedores, pois, ainda na aparição citada acima, a irmã Lúcia também diz em seu escrito “Não temam, porque qualquer pessoa que atue a favor da santidade do matrimônio e da família sempre será combatida e enfrentada em todas as formas, porque este é o ponto decisivo. Depois concluiu: entretanto, Nossa Senhora já esmagou sua cabeça.” ²
Como sustentar a família diante dos combates
A base para sustentação das famílias diante dos combates diários é a união, famílias em ordem de batalha é sobre a união dentro dos lares. E como as batalhas que o inimigo trava contra nós são espirituais, pois, o que ele deseja ganhar são as almas, as armas com as quais lutaremos diante dos combates devem ser espirituais.
A oração do santo terço é uma poderosa arma para o cristão.
As famílias precisam desenvolver a prática de rezarem juntos, especialmente, diante das tribulações.
Os pais, devem ensinar a importância dessa devoção aos seus filhos, pois, o terço é uma amorosa maneira de dizermos a Virgem Santíssima o quanto a amamos e pedir que interceda por nós. Nós da comunidade Pantokrator, além do terço mariano, também rezamos o terço do Amor Poderoso e hoje 24/07 é o início da jornada famílias em ordem de batalha, do terço do Amor Poderoso.
Essa devoção tem alcançado muitas graças especiais.
Aproveito para deixar o link da jornada, que ficará gravada, clique aqui!
Outras poderosas práticas que são nossas aliadas para esta batalha espiritual são: participação frequente na santa missa, se confessar, a leitura da palavra em família e os sacramentais como a água benta, por exemplo, que pode ser aspergida nos familiares e nos cômodos da casa.
Em conjunto com as práticas espirituais é importante que as famílias estejam realmente unidas, onde os pais precisam conhecer os seus filhos, seus anseios, medos e preocupações. Os esposos precisam de diálogo sincero e de buscar a unidade cada vez mais. As famílias precisam aprender a fazer das dificuldades degraus de crescimento na fé e no amor a Deus.
Lais Pinto
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator
1 e 2 – Carta da irmã Lúcia ao Cardeal Caffarra: (https://www.acidigital.com/noticias/irma-lucia-batalha-final-entre-cristo-e-satanas-sera-sobre-familia-e-matrimonio-66002)