Você pode já ter sentido a presença de Deus em sua vida e nem percebido. O Senhor tem incomodado o meu coração nos últimos dias com essa palavra: PRESENÇA. Escutei ela várias vezes durante a semana, e isso acendeu um alerta dentro de mim, de buscar entender o que Deus queria falar ao meu coração.
Fui me aprofundar um pouco mais sobre o que significava essa presença em minha vida, e agora compartilho com vocês. Antes de falar de presença, quero falar de pertença.
“A fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, que eles estejam em nós.” (Jo 17,21).
Pertencemos a alguém, e esse alguém é real, vivo, presente e operante em nossas vidas. Esse “alguém” é Deus Pai que enviou seu filho unigênito Jesus Cristo e o Espírito Santo. Ele está presente em todos os tempos, Ele que é o primeiro e o último, “Eu sou o Alfa e o Ômega, diz o Senhor Deus, “Aquele que é, Aquele que era e Aquele que vem”, o Todo-poderoso.” (Ap.1,8)
Partindo dessa verdade, o meu coração foi compreendendo o movimento de Deus, mas o Senhor quis que eu fosse um pouco além.
“Tu estás próximo Senhor, e teus mandamentos todos são verdade” (Sl 119, 151)
A começar na criação, quando Adão foge dessa presença pelo pecado, mas o chamado divino continua a persegui-lo: “Adão, onde estás?” (Gn 3,8s). Nesse momento você deve estar pensando: será que o Senhor está me chamando, me procurando? A resposta é sim! Assim como Ele fez com Adão, assim como Ele fez comigo ao chamar a minha atenção para essa presença, Ele com toda a certeza está fazendo isso agora com você. Não se desespere! É um bom sinal, é bom sentir a presença de Deus.
O Deus da Bíblia está perto e se manifesta em sinais sensíveis. Para se ter acesso a essa misteriosa e santa presença, é preciso saber de Deus as condições:
- A procura de Deus: O homem deve responder aos sinais que Deus lhe faz.
- Dom de Deus: Se reconhecer dom, se reconhecer parte. Que Deus venha mudar o coração do homem, que ponha nele a sua lei e o seu Espírito. “…porei minha lei no fundo de seu ser e a escreverei em seu coração. Então serei seu Deus e eles serão meu povo”. (Jr 31,33).
O Senhor se manifesta de diversas formas, através do trovão, fogo, vento, mas também num clima de brisa. Ele está perto de todos. Um exemplo disso é quando se revelou a Paulo, que até então O perseguia. “ Eu sou Jesus a quem persegue” (At 9,5).
Ele vive, realmente, naqueles que o recebem pela fé. E que Ele alimenta com seu corpo. Isso mesmo, a Eucaristia. Lugar perfeito de encontro com essa presença. Foi isso que o Senhor revelou ao meu coração: que a presença d’Ele está no meu dia a dia, está nas minhas relações fraternas, nos meus apostolados, no trabalho, nos estudos, na família, mas sobretudo na Eucaristia, lugar de presença real na minha vida. Ele se derrama todos os dias ao meu encontro, e eu preciso querer ir a esse encontro, preciso todos os dias fazer essa decisão de forma livre por Ele para encontrar essa presença, que é alimento, que é descanso, que é refúgio.
O Senhor concede esse dom a quem lhe responde, com a esposa e pelo Espírito: “Vem!” (Ap. 22,17).
Deus te abençoe!
Ariele Castilho Russo
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator