Se você pesquisar “origens do carnaval” na internet, você verá vários textos dizendo que o carnaval é uma festa ligada ao catolicismo e à Igreja, porém isso não significa que as liberalidades presentes no carnaval são convenientes e coerentes à busca da santidade. O termo carnaval remonta à ideia de um período de “despedida da carne”, sendo que a sociedade acumularia a satisfação de todos os seus prazeres e vontades nesse período que antecede a quaresma. Depois desse “extravasar” todo, o mesmo homem se prepararia para a viver as penitências quaresmais e buscar a conversão antes da Páscoa.
Essa é a ideia que vem desde lá da Idade Média, até que chegou o momento em que os portugueses trouxeram o entrudo (uma espécie de bisavô do Carnaval de hoje) para o Brasil, o entrudo foi incorporado pelos africanos e pelas várias matrizes culturais do nosso país. Dessa junção toda nasce uma manifestação cultural muito interessante, rica e divertida, mas que hoje deixa de ser vista como um patrimônio cultural, passa a ser entendida como uma forma de sanar desespero para satisfazer os prazeres. Aí que mora o pecado.
Deus ama a diversão, não a diversão pecaminosa!
Deus quer filhos felizes! Ser de Deus não é ser fadado a uma vida entediante, sem graça, sem música ou dança. Mas Deus quer filhos plenamente felizes, e só há felicidade e diversão na Sua vontade, e não no pecado. Então é pecado eu pular carnaval com meus amigos, dançar e cantar com as pessoas que eu amo nesse período? Não. Mas depende do como, com quem, onde e do porquê.
Se você vive o carnaval com as companhias que não te aproximam de Deus; se você vai para os bloquinhos mais tumultuados, onde só há bebida e depravação; se você vive o seu carnaval dançando e cantando músicas que diminuem a dignidade dos corpos, hiper sexualizadas e blasfemas; se você vive seu carnaval só para ficar com vários, ter incontáveis relações sexuais; e porque você só quer se satisfazer, então sim, curtir desse jeito o carnaval é pecado. Assim como seria pecado fazer isso em qualquer época do ano. Essa não é a diversão de Deus, esse não é o chamado à alegria do Senhor.
Escolher esse tipo de diversão, mesmo que seja só por três dias, é sim pecado, porque essas escolhas nos afastam do coração de Deus e podem tirar a nossa salvação. A santidade deve ser buscada hoje, nossa vida com Deus deve ser coerente hoje e não podemos perde-la por um bloquinho, uma festa e um carnaval.
Ana Clara Gonçalves
Engajada na Comunidade Católica Pantokrator



