Se deixe conduzir por Deus

Inicio o meu texto fazendo-me a seguinte pergunta: “Quem tem conduzido a minha vida?”.

Lembro-me que desde os meus oito anos, quando fazia a catequese para a 1ª Eucaristia, eu já ouvia essa verdade de Fé: que o melhor a ser feito é deixar Deus ter o controle e conduzir a minha vida. Sem dúvida alguma, nós cristãos já tivemos várias oportunidades de ouvir isso. Seja nas canções ou nas Sagradas Escrituras, em homilias, em partilhas com os irmãos ou em orações pessoais, onde o próprio Senhor nos faz o convite para O deixarmos conduzir nosso agir e nossa vida.

A nossa vida é o presente mais precioso que Deus nos deu! Deus sonhou comigo, com você e com cada filho e filha. Ele nos deu a vida e a mantém a partir do momento em que pensa em cada um de nós, a cada minuto. Caso contrário, viraríamos pó! Se estamos vivos, respirando, pensando, ouvindo, falando, etc, é porque o Senhor pensa em nós a todo segundo. Logo, a nossa vida, que é única, é um dom precioso para Deus e para as pessoas que convivem conosco. E, quando pensamos em doar a nossa vida para alguém, obviamente, devemos escolher bem esse alguém a quem confiaremos o nosso existir.

Quem, em sã consciência, entregará sua vida a qualquer pessoa? É importante escolhermos bem a pessoa para quem entregaremos nosso precioso dom. Devemos escolher uma pessoa em quem confiamos plenamente. Essa pessoa deve ser merecedora da imensa responsabilidade de acolher e cuidar da nossa vida. Trata-se de uma escolha tão grandiosa quanto escolher o cônjuge, os padrinhos de Batismo de um filho ou uma profissão que consumirá grande parte do nosso tempo e dos nossos dias.

E a grande beleza de podermos escolher a pessoa a quem entregaremos o leme da nossa vida para ser conduzida da forma que essa pessoa achar melhor, é, justamente, o fato de que Deus permite que nós façamos essa escolha! Nós não escolhemos os nossos pais e os nossos filhos. Mas Deus permite que escolhamos, com nossa liberdade e nosso livre arbítrio, quem irá conduzir a nossa vida. Isso é maravilhoso! É maravilhoso termos um Deus que nos deu tão grande liberdade!

Liberdade de escolher quem conduz a minha vida

O amor de Deus por cada um de nós é tão real e magnânimo que Ele não pede ou exige que entreguemos a nossa vida (vida que Ele deu e permitiu) para ser conduzida por Ele. É desejo profundo do coração de Deus que permitamos livremente que Ele conduza a nossa vida. Ele anseia que cada um de nós, gozando de nossa plena liberdade, entregue e abandone nossa vida nas mãos Dele. Nas mãos do Pai que nos criou e nos conhece profundamente. Acredito que Deus fique silenciosamente esperando e torcendo para darmos um voto de confiança a Ele de forma livre e despojada.

A importância da confiança na escolha de quem conduzirá a minha vida

É fato que somente entregamos algo valioso a quem confiamos. E como vamos adquirindo confiança em alguém? À medida que vamos conhecendo, convivendo, tendo intimidade com a pessoa. Caso contrário, é uma decisão receosa e pode ser um tiro no escuro.

E como confiar em Deus? Através da vida de oração! Cultivar e crescer na vida de oração é uma das formas mais certeiras para irmos conhecendo e tendo intimidade com Deus, a ponto de confiar e se abandonar plenamente Nele e na Sua vontade. Só amamos o quê e a quem conhecemos. Para amar realmente a Deus, precisamos conhecê-Lo.

Deixar Deus conduzir a minha vida é uma decisão, uma decisão diária.

Deixar Deus conduzir a nossa vida é uma decisão diária. Uma decisão que é sustentada pela nossa vida de oração e liberdade. Diariamente fazemos escolhas, enfrentamos situações agradáveis e desagradáveis e, em cada uma delas, somos convidados a reforçar nossa escolha por Deus, deixando que Ele conduza nossa forma de pensar, sentir e agir. Quantas vezes me deparei com situações onde não sabia o que dizer, como reagir e o que pensar… é uma questão de segundos para lembrar que deixei Deus conduzir minha vida. É uma fração de segundos para clamar a Deus paciência, sabedoria, alegria, enfim o que for necessário para viver aquela situação da forma mais digna e assertiva o possível.

É uma decisão diária e o dia todo!

Senhor, conduz-me nessa situação. Mostre-me a verdade dessa situação, o que pensar, como agir ou reagir de forma sábia e eficaz, e o quê falar!” É na concretude da vida, do cotidiano que, de fato, decidimo-nos por deixar Deus conduzir a nossa vida.

 

Sim, Senhor!! Eu quero que Você conduza a minha vida todos os dias da minha existência.

Desde o começo da minha caminhada de conversão, Deus me pede para deixá-Lo conduzir minha vida. Quantas vezes me fingi de surda! Quantas vezes entreguei o leme da minha vida para Deus e, cinco minutos depois, o peguei de volta. Quantas vezes senti medo de deixar Deus conduzir! Foram tempos de amadurecimento na intimidade com Deus e crescimento na confiança Nele, para, finalmente, dar esse passo tão importante.

E quando finalmente chegou o tempo de dar esse passo: entregar o leme da minha vida para Deus conduzi-la como desejar, tenho experimentado uma alegria e paz até então desconhecidas. Posso dizer, com segurança, que me deixo ser conduzida por Deus diariamente. “A cada dia basta seu cuidado” (Mt 6, 34). A cada dia eu renovo a minha entrega a Deus.

Termino meu texto perguntando a você: “Quem tem conduzido a sua vida?” Não sei qual é a sua resposta. Somente sei que, desde o momento em que entreguei minha vida para Deus e me deixei ser conduzida por Ele, experimento uma liberdade imensa. Sim, livre sou!

Convido você a fazer o mesmo! Faça a experiência de se abandonar em Deus! Faça a experiência de deixar Deus conduzir a sua vida. Você não irá se arrepender! Deus nunca nos decepciona. Mesmo quando Ele nos apresenta caminhos que nunca imaginávamos que pudéssemos escolher e seguir.

Sim, Senhor!! Eu quero que Você conduza a minha vida todos os dias da minha existência. Eu me deixo ser conduzida por Vós, Senhor! Minha vida vossa é, agora e para sempre!”

Clamo ao Espírito Santo que sele no meu coração, diariamente, esse desejo de entregar minha vida a Ti, sem titubear. Porque somente Você, Senhor, tem palavras de vida eterna.”

Marcia Correa
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Tags:

  ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●  

Compartilhe:

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies