O padre está tão intimamente guardado no coração de Cristo que uma das promessas do Sagrado Coração de Jesus à Santa Margarida Maria Alacoque é: “Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos”.
Com que zelo Nosso Senhor olha para Seus padres! Aqueles que são Seus representantes na Terra, aqueles que ministram Seus sacramentos ao povo da Nova Aliança! Com que amor Ele Se coloca em suas mãos ungidas e Se faz presente em cada eucaristia, faz de Sua própria imagem a imagem daquele que a celebra!…
Proponho uma reflexão diferente, numa tentativa imperfeita de olhar para o padre a partir do olhar de Jesus. Sim, pois, por melhor que possamos imaginar esse olhar, ele sempre estará aquém do que realmente Ele enxerga.
Sabemos que os padres agem “in persona Christi”, na Pessoa de Cristo. Todavia, podemos não alcançar a grandeza disso.
Se tivéssemos que escolher alguém para nos representar nas ocasiões mais importantes da nossa vida, certamente não escolheríamos qualquer um.
Quando Jesus escolheu seus doze apóstolos, Ele os conhecia totalmente e sabia de toda a capacidade que eles tinham para exercer a missão que lhes seria confiada, mesmo que aparentemente fossem pessoas tão comuns e humanamente improváveis.
Jesus sabe exatamente quem escolher e continua a chamar homens para exercerem o ministério sacerdotal tão essencial para a vida da Igreja. Ele quer permanecer presente por meio deles nesta Terra.
“Darei aos sacerdotes o dom de tocar os corações mais endurecidos.”
Se há tanta predileção nessa escolha, imaginem a ira do inimigo!
Como Jesus cerca de cuidados Seus escolhidos, quantas abundantes graças derrama sobre eles, com que coração abrasado Ele os ama! E quanto o inimigo os detesta!
Imagino o olhar do demônio para um padre fiel, ser obrigado a reconhecer ali o próprio Cristo que o venceu!
Quando Nosso Senhor promete dar aos sacerdotes devotos ao Seu Sagrado Coração o dom de tocar os corações mais endurecidos, Ele lhes confere um poder especial, um poder próprio do Espírito Santo. Entendo como uma graça adicional de assistência infalível do próprio Espírito de Deus. Com essa graça, a configuração do padre a Cristo se torna ainda mais eficaz, mais profunda.
Podemos com facilidade citar vários exemplos de sacerdotes que chegaram a uma união com Cristo tão íntima nesta Terra que se tornou impossível ignorá-los, tanto os homens quanto os demônios. São padre Pio, São João Maria Vianney, São Josemaría Escrivá, Padre Jonas Abib… Você pode aqui acrescentar outros tantos nomes, passados ou atuais, graças a Deus!
Rezemos pelos padres!
Toda essa reflexão para tentar tocar a importância de nossas orações por esses homens escolhidos pela Santíssima Trindade para constituir, conduzir, proteger, alimentar e santificar Sua Igreja nesta Terra, desde os padres até o papa, um verdadeiro exército de Cristo à frente de Sua Esposa tão preciosa!
Imaginemos uma guerra e nossos amados se colocando à frente para nos defender. Simplesmente viraríamos as costas e exigiríamos que exercessem muito bem o que se propuseram a fazer, deixando-os sem o sustendo das nossas orações? Deixaríamos um filho nosso ir para a guerra sem nos importar?
A verdade é que, sem perceber, acabamos fazendo isso com nossos padres… Vemos tantos ataques que sofrem, tanto em seu ministério quanto em sua vida pessoal, tantas tentações e perseguições… E, muitas vezes, a retribuição não é o consolo das orações, mas a crítica.
Já que estamos sob a perspectiva de Cristo, com que olhar Ele olha para nós?
Rezemos pelos padres, exerçamos nossa parte nessa batalha, pois, sim, estamos numa guerra espiritual muito mais real e intensa do que podemos imaginar. Sejamos esse suporte incansável aos sacerdotes, sejamos as “mãos levantadas de Moisés no monte” ¹ para que a batalha seja vencida por Cristo. Tanto a batalha maior que a Igreja enfrenta, quanto aquela que vivemos pessoalmente em nosso dia a dia.
Calemos as lamuriações e críticas que porventura venhamos a ter e as substituamos por orações pela santificação daqueles que dedicam suas vidas a rezarem por nós.
Rosana Vitachi
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator