“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mt 22,36). Este é o primeiro, maior e mais importante mandamento de Deus para nós. E o segundo é semelhante a este: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 37–39).
Logo, a palavra mais importante na vida de um cristão é AMOR; amor é o que qualifica Deus inteiramente: “porque Deus é amor!” (1Jo 4, 8). O amor é a característica essencial da natureza de Deus.
Amor: A Essência de Deus e Nossa Identidade
Sendo o amor, portanto, o que melhor define Deus, e, sendo nós mesmos imagens de Deus, o amor é também o que melhor nos define. Fomos criados por um Deus que é AMOR e para AMAR! O mandamento de amar ao próximo já constava no Antigo Testamento: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Lv 19,18). No Novo Testamento o próprio Jesus nos deixou essa exortação: “Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15, 9-17). O amor do qual se fala no Evangelho é fundado sobre a fé, um amor que reconhece que a fonte do amor não está no homem, mas em Deus, é impossível viver o amor fora de Deus.
A Cruz como Símbolo do Amor Verdadeiro
Jesus, sendo verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus deu-nos a maior prova de seu amor doando-se na Cruz por cada um de nós, logo, a Cruz é Amor. O amor passa pela Cruz. Não existe amor sem Cruz. E todos temos as nossas cruzes. Muitas vezes nossas cruzes se manifestam através de conflitos que enfrentamos em nossas vidas. Quem nunca se deparou com um conflito? Eles aparecem em nossas vidas desde cedo, na escola, com amigos, nas relações de trabalhos, com colegas, chefes, vizinhos, nos relacionamentos afetivos, no namoro, no casamento, com filhos e, infelizmente, às vezes, até dentro da Igreja. Conflitos são próprios da vida humana, somos diferentes, pensamos de forma diferente e isso em algum momento pode gerar falta de entendimento entre duas ou mais partes. Como reagir diante dessas situações é o grande desafio para o cristão!
Conflitos: Oportunidades para Praticar o Amor
Essas diferenças devem ser uma fonte de bênçãos, porém, elas podem, frequentemente, ser uma fonte de tensão. A Bíblia diz que devemos nos esforçar ao máximo para restaurar relações onde quer que haja conflito (Rm 15, 5-6; 2 Cor 13, 11; Ef 4, 1-6).
Respostas Inspiradas pelo Espírito Santo
Como filhos de Deus, diante de uma situação de conflito, somos chamados a dar respostas diferentes. Somos chamados a agir segundo o Espírito Santo que habita em nós. Pela natureza humana, nossas respostas serão segundo nós mesmos, segundo nossas concepções, sentimentos e misérias. Mas, pela graça, somos capazes de responder segundo o Espírito, daí a importância de vivermos debaixo dessa graça e movidos pelo Espírito que nos capacita a respondermos segundo o próprio Espírito. Pensar, falar, sentir, agir segundo o Espírito é o caminho para aprendermos de Jesus e dos santos como viver o amor. Não existe outra forma. O amor do qual se fala no Evangelho é fundado sobre a fé, um amor que reconhece que a fonte do amor não está no homem, mas em Deus. Impossível para nós respondermos a uma situação de conflito, senão no amor e para amar. Precisamos da graça de Deus, precisamos clamar constantemente a Deus que nos capacite a amar, que alargue nosso coração para o amor, que aumente nossas medidas de amar para amarmos sem medidas, assim como Jesus nos ensinou. Os conflitos que se apresentam em nossas vidas são oportunidades de amar, amar segundo o amor de Cristo, responder como Ele responderia.
Aprendendo a Amar com Jesus e os Santos
Dias atrás vivi uma situação com meu filho caçula. Ele estava bravo comigo porque precisei corrigi-lo e ele, em “sua verdade”, não acolheu minha correção; ficou emburrado e me evitando. Pedi auxílio ao Espírito para que me ajudasse a resolver aquele conflito no amor, mesmo sem saber exatamente o que fazer. Fui até ele, dei-lhe um beijo e disse que sabia que ele estava chateado, que não gostei do que ele fez, mas que isso não diminui em nada meu amor por ele. Na mesma hora a situação mudou, recebi de volta um sorriso – meio amarelo de canto de boca – um abraço e o clima tenso foi embora no mesmo instante. Não fosse pelo Espírito, não sei como as coisas teriam se resolvido, se é que teriam, porque eu, na minha humanidade, também estava chateada com ele. Nessa situação de conflito, tive a oportunidade de amar pela ação do Espírito.
O Papel do Espírito Santo na Capacidade de Amar
Quantas situações do nosso cotidiano podem ser usadas para amar! Quantas oportunidades Deus nos dá para amar e quantas, infelizmente, deixamos passar! E ainda pior, quantas situações tornamos ainda mais difíceis tentando resolvê-las ao nosso modo. Precisamos pedir constantemente ao Espírito que nos torne perspicazes e atentos para não deixarmos nenhuma delas passar e para além disso, que Ele rompa com toda tentação de resolvermos as situações conflitantes de nossas vidas ao nosso modo. Por nós mesmo não conseguiremos.
Transformando Conflitos em Atos de Amor
Que Ele nos dê, cada dia mais, uma maior capacidade de amar e de saber responder com amor a todas as situações difíceis da vida. Que o Espírito Santo nos capacite a dar respostas inspiradas e a transformar todos os conflitos de nossas vidas em tarefas de amor. Amor é luta, amor é decisão. Que Ele nos dê o firme propósito de amar; que Ele nos ensine a amar como Jesus amou. Que não nos esqueçamos de que não entraremos no Céu pelas nossas boas obras, mas sim, pelo quanto amamos.
Ana Marta Girotto Fonseca
Discípula da Comunidade Pantokrator