“Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” (I Cor. 3,16).
Mas o que quer dizer “ser templo”?
Se buscarmos o significado no dicionário, encontraremos que “templo” é o local consagrado à divindade e ao culto religioso. Mas aqui nos referimos ao templo de nosso corpo, pois é com nosso corpo que prestamos culto a Deus.
É em nosso interior que o Senhor faz morada, através do Seu Santo Espírito que habita em nós.
Recebemos o Espírito Santo no dia de nosso batismo, quando o sacerdote faz a aspersão da água na cabeça da pessoa que receberá o batismo e pronuncia as palavras da fórmula trinitária, dizendo o nome da pessoa a ser batizada seguido de “eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
A presença do Espírito Santo em nós, através do Batismo que nos purifica, que nos santifica e justifica em nós para formarmos com Cristo um só corpo.
Nesse momento, com a pronúncia da fórmula e a aspersão das águas do batismo, ocorre o caráter sacramental do gesto que significa a morte para o pecado e o renascimento para uma nova vida em Cristo.
O momento em que a pessoa deixa de ser pagã e passa a fazer parte do corpo da igreja de Cristo, ou seja, passa a ser Cristão.
Ser Templo de Deus é andar conforme a sua vontade
Ter a consciência de ser templo de Deus é andar conforme a Sua vontade, é saber lutar contra as tentações, dizer não ao pecado, ou seja, buscar viver uma vida regrada na Palavra de Deus.
Ter um coração agraciado por ser d’Ele é se fazer à medida do Cristo em todas as circunstâncias, independente da situação, é ter a certeza de que Deus é conosco, buscar viver as virtudes do Espírito Santo e vivenciar seus frutos de santificação.
As concupiscências da carne não podem mais nos dominar, nosso corpo tem que ser valorizado e cuidado com muito respeito, buscar viver sem extravagâncias, sem rebeldias, pois aquele que habita em nós é Santo. O prazer está em sentir a sua presença neste templo vivo onde Deus faz morada.
Buscai ao Senhor enquanto Ele se deixa encontrar
O seguinte apelo do profeta Isaías, “Buscai o Senhor, já que Ele se deixa encontrar; invocai-o´, já que está perto” (Is: 55,6), faz muito sentido nesta realidade, pois sendo morada de Deus, realmente Ele está muito, mas muito próximo, dentro de nós.
Basta crer e procurar fazer a experiência de buscá-Lo na intimidade para experimentar o seu amor e a sua misericórdia.
Portanto, se seu corpo é templo do Espírito Santo, se você procura viver essa realidade, cada vez mais estará semelhante a Cristo, cada vez mais será moldado à medida do Cristo, vivendo uma vida de santificação, de alegria e paz, apesar de todas tribulações e adversidades que a vida nos impõe.
Isso acontecerá naturalmente, já que esta é a vontade do Pai: “Portanto, sede perfeitos, assim como vosso Pai Celeste é perfeito” (Mt 5,48).
Taciane Fardin de Oliveira
Postulante Comunidade Católica Pantokrator