Faça atos de fé no seu dia

fé

No que está firmada a sua fé? O que você sabe sobre a graça santificante? Sabia que pode contar com essa graça? Você sabe a importância de fazer atos de fé diariamente? Começo te provocando com várias perguntas. E calma! Se você não tem resposta para todas elas, vamos responder todas neste texto!
São Paulo nos anima com essa definição sobre fé: “A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. Pela fé reconhecemos que o mundo foi formado pela Palavra de Deus e que as coisas visíveis se originaram do invisível. Foi pela fé que Abraão, obedecendo ao apelo divino, partiu para uma terra que devia receber em herança. E partiu não sabendo para onde ia.” (Hb 11,1;3;8)
Nessa carta aos Hebreus, São Paulo elenca vários personagens que viveram pela fé, abandonaram todas as suas certezas e se colocaram nas mãos de Deus, assim como Abraão, Noé, Moisés e tantos outros citados nesse capítulo, entenderam que sem fé é impossível fazer a vontade de Deus. É importante olharmos para esses exemplos e tantos outros que conhecemos das escrituras e percebermos que o que eles tinham em comum era o abandono total, a confiança em Deus, que sabia o que era melhor para eles, e aqui ouso dizer: Ele sempre sabe! Deus sabe o que é melhor para mim e para você, e só depende de nós nos colocarmos na condição de filhinhos, que desejam ser alcançados pelo Pai. Isso é o que Ele mais quer de nós: a nossa dependência filial!
Viver pela fé é um exercício continuo de se confiar a Deus, especialmente nas horas mais difíceis. Especialmente nessas horas, sentimos a nossa fraqueza, então a fé nos socorre. É através da nossa vida de oração que somos guiados nessa caminhada espiritual, e somos beneficiados pela graça santificante, que recebemos no dia do nosso batismo, essa graça nos abre ao desejo de sermos cada vez mais íntimos desse Deus, e assim permitir que a fé supere tudo aquilo que impede nossa intimidade mais profunda. Ao experimentar o socorro da graça, São Paulo exclamava: “Tudo posso n’Aquele que me sustenta” (Fl 4,13).Fraqueza: Oportunidade da Graça de Deus

Vejamos o relato bíblico sobre a hemorroíssa: “Ora, havia ali uma mulher que já por doze anos padecia de um fluxo de sangue. Sofrera muito nas mãos de vários médicos, gastando tudo o que possuía, sem achar nenhum alívio; pelo contrário, piorava cada vez mais. Tendo ela ouvido falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou-lhe no manto. Dizia ela consigo: “Se tocar, ainda que seja na orla do seu manto, estarei curada”. Ora, no mesmo instante se lhe estancou a fonte de sangue, e ela teve a sensação de estar curada. Jesus percebeu imediatamente que saíra dele uma força e, voltando-se para o povo, perguntou: “Quem tocou minhas vestes?”. Responderam-lhe os seus discípulos: “Vês que a multidão te comprime e perguntas: Quem me tocou?”. E ele olhava em derredor para ver quem o fizera. Ora, a mulher, atemorizada e trêmula, sabendo o que nela se tinha passado, veio lançar-se a seus pés e contou-lhe toda a verdade. Mas Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e sê curada do teu mal.” (Marcos 5, 25-34)

Essa mulher sofria há muito tempo de uma enfermidade, que pela Lei de Moisés, não poderia tocar em outras pessoas. Porém, ela superou suas dificuldades e seus medos, atravessando a multidão que comprimia Jesus, a fim de apenas tocar em Suas vestes. A fé daquela mulher surpreendeu Jesus. E nós? Temos “surpreendido” Jesus através dos nossos atos de fé ou permanecemos paralisados em nossas dificuldades, sem coragem de nos aproximar do Senhor?

A fé como virtude!

A fé como virtude teologal, nos permite diariamente tocar em Jesus. Precisamos, assim como essa mulher, crer no poder de Jesus, no poder da Palavra, e darmos esse passo de fé diante de qualquer situação, perseverar até o fim, sabendo que esse dom deve ser cultivado, para que cresça e se torne uma árvore frondosa. É necessário praticar atos de fé, devolvendo a Deus com a nossa vontade e liberdade aquilo que oramos. Diga a Deus que acredita! Que confia! É Ele quem te sustenta! Diga que crê que Sua palavra é viva!
A fé é como a raiz da nossa árvore frondosa, da qual nascem todas as demais virtudes. Quando vivo pela fé e pratico atos de fé, abro meu conhecimento para as verdades espirituais e passo a desejá-las e me abro a outras virtudes teologais, a esperança e a caridade.
A esperança é a virtude que volta o nosso olhar para o céu, nos fazendo desejá-lo como meta da nossa vida, nosso fim último, nos apoiando nas promessas de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo. A virtude da esperança corresponde ao desejo de felicidade que Deus imprimiu no coração de cada um de nós, e que nos protege contra o desânimo durante a nossa caminhada.
Em momentos de dificuldades, limitações e doenças, por exemplo, devemos fazer atos de esperança, lembrando sempre que Deus tem um projeto de felicidade eterna para nós. A esperança gera em nós o desejo de construir um mundo melhor, praticar o bem e sermos bons, dessa forma viver de forma encarnada em nosso dia a dia a Caridade.

Pela caridade, amamos a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus. A caridade é o «vínculo da perfeição» (Cl 3, 14) e a forma de todas as virtudes.” (CIC 1844)

Peçamos a Deus, nosso Pai, que nos ilumine pela sua graça, que jorra do coração aberto de Jesus e que, guiados pelo Espirito Santo, façamos atos de fé, esperança e caridade diariamente, progredindo cada vez mais na união com Ele.
Vamos!!! Coragem!!! Proclame agora mesmo: Eu creio em ti, Senhor! Eu sei que és fiel! A tua forte mão sempre cuidará de mim!

Mônica Laura dos Anjos Tavares de Andrade
Discípula da Comunidade Católica Pantokrator

Tags:

  ●    ●    ●    ●    ●    ●  

Compartilhe:
Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Vinho

SEM VINHO, SEM VIDA!

Deus escolheu o vinho. De tantas e tantas possibilidades de milagres para iniciar sua vida pública, Jesus optou por transformar água em vinho. Já parou

Leia mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies