Estamos vivendo o tempo do Advento, que é o período que antecede o Natal e é marcado por um chamado à reflexão e preparação de nosso coração para receber Jesus. É um tempo de espera, no qual somos convidados a fazer uma caminhada espiritual, renovando nossa fé na promessa da vinda do Deus menino, que veio para nossa salvação.
No Advento, podemos vivenciar a anunciação do anjo Gabriel, que aparece para Maria e anuncia que ela será a mãe do Salvador: ‘Não temas, Maria, porque achaste graça diante de Deus. Eis que conceberás em teu ventre e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus.’ (Lc 1,30-31). O Salvador, esperado há séculos, conforme as profecias do Antigo Testamento, vai nascer.
Em sua mensagem, o anjo diz que Maria será a mãe de Jesus, o Filho de Deus, o Messias esperado, que trará a salvação para a humanidade. Maria, de forma humilde, deposita toda sua fé e confiança no plano divino. Ela aceita o chamado de Deus, dizendo: ‘Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra’ (Lucas 1:38). E, a partir desse ‘SIM’ de Maria, a salvação nos alcançou.
A boa nova anunciada aos pequenos
O anúncio da chegada do Salvador não foi feito aos poderosos daquela época, mas aos simples pastores. Essa escolha reforça a mensagem de que Jesus veio para todos, sem distinção, e que a salvação é individual; nós precisamos querer e buscar em Jesus a sua salvação.
Após ouvirem a mensagem do nascimento de Jesus, os pastores, cheios de alegria e maravilhados, foram até Belém para ver o que havia acontecido. ‘Foram com grande pressa e acharam Maria e José, e o menino deitado na manjedoura’ (Lc 2:16).
Após o nascimento de Jesus, Maria e José cumprem a Lei e levam Jesus para ser apresentado no templo. Lá, encontram o velho Simeão, que, inspirado pelo Espírito Santo, reconhece o menino como o Messias e profetiza a Maria sobre Jesus:’Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma.’ (Lc 2, 34-35).
Neste advento, preparemos o nosso coração para Jesus que vai nascer
Preparemos o nosso coração e nossos lares para este tempo especial, em que Jesus quer mais uma vez nascer em nossas vidas. Ele vem com seu amor e sua graça para fazer de nós filhos renovados e transformados. Que esperamos o Salvador que vai nascer. A promessa de Deus: a salvação é para todos e para cada um de forma individual.
Busquemos a salvação, busquemos a Jesus; Ele nos espera. Ele já veio, mas também nos chama a viver na esperança de sua segunda vinda, quando Ele virá em glória e teremos um novo céu e uma nova terra.Assim como na manjedoura, Jesus precisa estar no centro de nossa vida. É Ele quem ordena todas as coisas, que coloca cada coisa em seu lugar. A exemplo de Maria, somos chamados a aceitar o plano de Deus com confiança.
Como os pastores, somos convidados a anunciar a boa nova da salvação, levando essa boa nova a todos ao nosso redor. Como Simeão, somos chamados a esperar com fé e esperança, confiantes de que a promessa de Deus se cumprirá plenamente no tempo certo. Que o Advento aconteça em nossos lares, que nossos corações se alarguem para receber Jesus e que o Menino Deus venha fazer morada em nós.
Taciane Oliveira Fardin
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator