O ano é 2023, as estatísticas mostram o crescimento exponencial de pessoas depressivas, ansiosas, além de outros sofrimentos psíquicos e emocionais. Parece até que a alegria não existe mais e estamos fadados a fazer parte da estatística que logo será a regra da vida.
No seu coração ainda há espaço para a alegria ou você já faz parte da estatística?
Num mundo sem alegria, o amor se torna uma relação egoísta de uso e objetificação das pessoas; ter filhos é sinônimo de despesa, um estorvo de planos de carreira ou mero triunfo social; o brilho nos olhos que se tem é apenas a tela do celular refletida.
É nesse mundo que você deseja passar a sua vida? Eu não! E também não quero que você se acostume a viver num mundo assim e esse texto é sobre isso. Fica aqui até o final, vai valer a pena.
Primeiramente, quero esclarecer que ninguém é feliz e alegre o tempo todo, provavelmente uma pessoa assim é chata, abobada ou tem algum problema psicológico. Ninguém gosta de viver num ambiente triste, mas um ambiente positivo demais, otimista demais é inverossímil.
A vida é movimento, altos e baixos; ascensão, queda e redenção. A alegria é o tempero da vida, aquilo que dá sabor aos desafios, aos encontros, as tarefas diárias.
A alegria é o tempero da vida
Em meio ao suor, dor, e lágrimas, vem ao mundo um serzinho e traz alegria aos pais. Com sacrifício, dor, luta, disciplina, um atleta ganha uma competição e saboreia a alegria da vitória. Esses são alguns exemplos de como a alegria coroa a nossa vivência cotidiana.
Pois bem, contemplaremos uma vida de alegria plena e autêntica se não tivermos medo de viver, com tudo que isso implica.
Deus quando nos criou viu que “era muito bom”. Somos filhos nascidos da Alegria, para viver a alegria.
Pessoas muito mais sábias já escreveram tratados sobre a alegria e não tenho a intenção de competir nesse quesito. Ao escrever esse texto, gostaria apenas que você relembrasse que ainda é possível viver a alegria nesse mundo independentemente da situação que você esteja passando no mundo. Existe alegria no fim do deserto.
O Salmo 30 nos diz que “a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria”. Essa é uma promessa do Amor Poderoso que tudo pode transformar, ainda que você faça parte da estatística de pessoas que desistiram da alegria.
Peçamos ao Espírito Santo que nos guie e oriente nessa caminhada de filhos da alegria, afinal é “Àquele, cujo poder, agindo em nós, é capaz de fazer muito além, infinitamente além de tudo o que nós podemos pedir ou conceber” (Ef 3, 20-21).
Que o Bom Deus os abençoe.
Fernanda Guardia
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator