A palavra vocação é derivada do latim “vocare”, que significa dizer, chamar; inclinação e tendência para realizar algo específico. Então, podemos dizer que, vocação é um chamado que Deus nos faz para corresponder de forma singular. Afinal, é uma resposta individual, que cada um de nós podemos dar diante do que Deus nos chama particularmente.
“Sede Santos, como vosso pai que está no céu é santo” (Mt 5,48). Este é um chamado universal que Deus nos faz. Porém, além desse chamado que todos nós temos, Deus ainda nos faz ir além… E, de forma mais profunda, Ele nos chama a uma intimidade ainda maior.
Chamado particular de Deus para nós
Aqui na Comunidade Católica Pantokrator, sou chamada a um Carisma de resposta de fidelidade no mundo, imitando o Cristo fiel ao Pai. Mas você pode estar se perguntando: então, na Comunidade só tem pessoas fiéis? E eu digo a você que não. Só é possível buscarmos essa fidelidade porque Cristo foi fiel primeiro, e até o fim. Pela fidelidade d’Ele é que, então, somos impulsionados a também lutar diariamente para corresponder a essa fidelidade que nos conduz à santidade.
É estranho imaginar que um dia Deus pensou nas nossas vidas de forma tão particular e escreveu para mim uma história em que somente eu posso ser a protagonista. Isso vai muito além da nossa “lógica humana”, não é mesmo?
No Evangelho, Jesus conta uma parábola em que diz que o Reino de Deus transforma; assim como o fermento é capaz de se misturar e mudar o pão, assim também é o Reino de Deus; somos chamados hoje a deixar que Cristo nos transforme.
A resposta a um chamado é, assim como essa parábola, a sua resposta ao plano original de Deus para sua vida, que é capaz de mudar todas as realidades em que você se encontra hoje!
Sim, todas as realidades, sem exceção. Afinal, tudo o que você vive, em Deus é diferente, e maior do que aquilo que é palpável a nós e que você um dia imaginou viver!
Recapitulação através do Amor Poderoso de Deus
Cristo é que dá sentido, que transforma a dor em alegria, o abandono recapitulado em eleição, a rispidez em docilidade. Cristo não apaga a nossa história, mas através do Seu olhar a recapitula e reescreve, trazendo um novo caminho e mostrando a sua direção.
A resposta a uma vocação irá nos trazer o medo de viver o que para nós é desconhecido. Porém, a ação do Amor Poderoso de Deus nos impulsiona e encoraja a corresponder e deixar que essa recapitulação aconteça em nós!
Santa Teresinha diz que “é feliz quem encontra sua vocação”. E nós somos testemunha dessa verdadeira felicidade, que encontramos através da nossa resposta e desejo de viver o novo de Deus em nossa história.
Permita ser encontrado por Deus e deixe que Ele recapitule todas as coisas e, assim, rescreva um novo capítulo em sua história.
Corresponder a sua vocação, é o mesmo que corresponder à história que Deus escreveu para você!
Tainá Meschiatto
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator