Semana Santa, o que significa e como viver bem

Na Semana Santa, que tem seu início no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, nós católicos, celebramos a Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus.

Este é um tempo de penitência, jejum, oração, esmola e principalmente, de conversão para nossa purificação, para que possamos celebrar com dignidade a maior festa para nós católicos que é a festa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus, a Páscoa.

O Tríduo Pascal

Dentro da Semana Santa acontece o Tríduo Pascal, que são os três dias (o ápice) de preparação para a festa da Páscoa, que é quinta-feira, sexta-feira e sábado santo.

Na quinta-feira santa inicia-se o Tríduo Pascal. Neste dia, celebramos a celebração da ceia do Senhor, onde ocorre a instituição do sacerdócio e do maior de todos os sacramentos, a eucaristia, que é o nosso verdadeiro alimento.

Na eucaristia, Jesus está presente em corpo, sangue, alma e divindade Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim” (Lc 22,19). Nesta missa, acontece a celebração do lava-pés quando relembramos que na última ceia Jesus lavou os pés de seus discípulos para nos ensinar que devemos viver para servir.

Na sexta-feira santa celebramos a paixão e morte de Nosso Senhor Jesus. É dia de silêncio, jejum e oração, de vivermos a meditação e termos um grande respeito diante da morte de Nosso Salvador, pois, foi por isso que Jesus morreu naquela cruz, para nos salvar.

Ele que não teve pecado, se entregou obediente e humildemente pelo meu e pelo seu pecado. 

A celebração da sexta-feira santa, acontece às quinze horas, a celebração da Paixão de Cristo, o momento de sua morte, “Jesus deu então um grande brado e disse: Pai, em tuas mãos entrego meu Espírito. E, dizendo isso, expirou.” (Lc 23,46). 

O sábado santo é o dia da Vigília Pascal, o grande momento da semana santa, pois é a espera da Igreja pela ressurreição do Senhor, é dia de contemplação. A Vigília Pascal se inicia com a celebração do fogo, quando o padre abençoa o fogo e acende o círio pascal. Em seguida acontece a liturgia da palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.

Aleluia, Jesus ressuscitou!

O grande dia chegou, Jesus ressuscitou! Venceu a morte e nos deu a vida! 

A ressurreição de Jesus é a celebração de maior importância para nós, pois, se Jesus não se entregasse numa cruz, não receberíamos como herança a salvação. Devemos espalhar essa verdade ao mundo. 

No domingo, se inicia a oitava da Páscoa, que são oito dias que viveremos a memória, a alegria da ressurreição de Jesus. A morte foi vencida, Jesus está vivo e está no meio de nós! 

Como viver bem a Semana Santa?

Devemos viver bem a preparação para a Páscoa do Senhor todos os dias da quaresma, com jejum, penitência e oração mas principalmente na semana santa que é tempo de conversão. Devemos viver com Jesus seu sofrimento, o caminho do calvário e ao fim celebrar a alegria da Páscoa da ressurreição.

Para viver bem a semana santa, devemos viver o recolhimento, o silêncio, o jejum e a oração. Devemos nos unir a Cristo no sofrimento, ofertar a Ele nosso sofrimento. Não um sofrimento sem sentido, mas unido a Cristo que teve o maior de todas as dores e sofrimentos que foi a morte na cruz. Ele que não cometeu nenhum mal e nenhum pecado, se entregou obediente à Deus, por nossos erros, nossos pecados, para que recebêssemos a salvação. 

Quero partilhar um testemunho meu: Vivi um tempo afastada de Deus e o vazio que só pode ser preenchido por Ele,aumentava. Me lembro de uma quaresma que senti um vazio enorme, sem buscar a Jesus, sem buscar os sacramentos, sem ir à igreja, e achava que eu me bastava, mas, ao fim desse período de quaresma, percebi quanto tempo eu perdi sem buscar ao Senhor e senti uma angústia muito grande.

Mas o Senhor me alcançou em sua graça, por sua misericórdia me resgatou e hoje é impossível viver sem seu Amor Poderoso que me sustenta.

Que a graça e a misericórdia do Senhor nos alcancem e que vivamos uma Semana Santa na presença do Senhor!


Taciane Oliveira Fardin
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator

Tags:

  ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies