E se eu te dissesse que você é chamado a santidade? O que você acharia disso? Posso te dizer mais, somos todos chamados à santidade! Esse é o desejo do coração de Deus para cada um de nós! Parece ser algo tão distante de nós, tão difícil de viver! O que mais nos ensinam no mundo é querer vencer, ser o melhor, alcançar metas e ser vitorioso. Mas, essa vitória é muito pequena diante da vitória daquele que se deixa moldar por Deus e busca viver a santidade. Este é o nosso verdadeiro chamado!
Somos todos chamados a ser santos! A palavra de Deus nos mostra isso em Levítico 19, 2; “Dirás a toda a assembleia de Israel o seguinte: Sede santos, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo.” Essa é a vontade de Deus para nós! Ele nos quer santos! Porém, existe uma maneira de viver essa santidade que é muito mais próxima de nós do que imaginamos. Se buscarmos estar próximos de Deus, a santidade nos será possível a cada momento de nossas vidas.
Para isso é preciso estar sempre em busca de Deus, até nas pequenas e ordinárias coisas do dia a dia. Se Ele nos diz que é possível, como duvidar dessa verdade?
Santidade comum no dia a dia
A santidade que nos é proposta não exige de nós uma perfeição, uma vez que só Deus tem acesso a ela. Mas se eu me reconhecer como pequeno, miserável, dependente D’Ele e necessitado da Sua graça e poder, as experiências de santidade podem ser proporcionadas para mim.
O nome santidade nos leva a pensar em coisas grandiosas, atos heroicos, mudanças radicais de vida em pouco tempo. Não é isso a que Deus nos chama. Ele quer que busquemos a santidade nas pequenas coisas cotidianas. Qual é a sua realidade hoje? Onde você trabalha? Você tem família? É casado, casada? Você tem filhos? Você é chamado a viver a santidade aí onde você está!
Talvez você pergunte: como? E eu te digo, buscando a santidade em cada situação. A cada momento, nas pequenas coisas, já que santidade começa nelas. Podemos ser testemunhos vivos da Palavra de Deus e de Sua vontade através de gestos concretos e santos. E isso, nem de longe, significa que somos perfeitos, pois iremos cair muitas vezes. Mas para Deus, o que importa é a nossa busca, nossa intenção, o desejo do nosso coração de fazer a Sua vontade.
Podemos viver a santidade através de várias atitudes: da paciência, da tolerância, da caridade, do perdão, do pedir perdão, da reconciliação, da generosidade, do calar quando for preciso, do falar menos e ouvir mais, do guardar a sua crítica para você, controlar o que você pensa e diz… são várias possibilidades. Esta é a santidade comum a qual somos todos chamados a viver.
O melhor de tudo isso é que nós somos capazes desses atos. Somos capazes quando nos colocamos debaixo da mão poderosa de Deus! Pois aí, Ele nos capacita e nos faz buscar esta santidade, porque tudo é possível para aquele que crê. Tudo pode ser mudado através das mãos de Deus!
Imaginem o quanto podemos ser santos quando estamos dirigindo e alguém nos fecha no trânsito. Como seria delicioso ver a vitória de Deus nesse momento e você simplesmente abençoar a pessoa que te fechou, clamar bênçãos sobre ela, sua família, seu carro.
Que maravilha poder viver a santidade num momento em que somos criticados e optamos simplesmente por não responder e abençoar aquele que me critica. Ou até mesmo clamar pela unção de Deus sobre a vida da pessoa que nos atormenta, que nos irrita, nos desrespeita. Oh, santidade comum maravilhosa que nos coloca cada vez mais perto de Deus e de sua vontade!
Quando estamos em nossa rotina diária, muitas vezes ficamos distraídos e podemos nos perder neste propósito. Mas isso tem que ser levado em conta como uma maneira de purificação! Caiu? Levante a sua cabeça e continue tentando ser uma pessoa melhor. Não olhe para a sua queda, olhe para o próximo degrau e continue dando passos rumo à santidade.
E quando estamos nas redes sociais? Como o mundo poderia ser mudado se a maioria publicasse coisas que nos fizessem crescer na fé! Até aí você pode viver esta santidade. Quais as fotos que você publica? O quanto você se expõe nas publicações? O que você posta pode ajudar a vida de alguém mudar? Você tem intenção de ferir alguém com as suas postagens? Estão vendo, meus irmãos, basta a pureza de coração e a força de Deus para sermos diferentes.
Como você se veste? Que tipo de roupa usa para ir à missa? Estão lembrados que é a casa do Pai? O seu corpo é templo do Espírito Santo e precisa viver debaixo dessa santidade. O seu corpo não precisa ser usado como arma de sedução. Você tem consciência disso?
Qual o vocabulário que você usa? Você diz palavrões? Sua boca está pura diante de Deus? Está lembrado que é a mesma boca que você recebe a comunhão que é usada às vezes com palavras de baixo escalão? Tudo isso pode ser transformado em nós, se nos colocarmos diante daquele que é!
O segredo está em querer fazer a vontade de Deus em todas as coisas. Então, devemos pensar se o que estamos fazendo, Cristo faria também. A roupa que estamos usando, é coerente com Cristo? Minhas atitudes, meus rancores, minhas falas, meus sentimentos, são coerentes com Cristo? A partir daí, poderemos viver esta santidade comum e viver debaixo da Graça de Deus!
Tenha a certeza de que Deus ouvirá a sua oração sincera! O que mais Ele deseja é que sejamos santos e a sinceridade do nosso coração lhe agradará!
Que Deus nos abençoe!
Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator