Muitas pessoas têm o hábito de tomar suas próprias decisões e tentar resolver de qualquer jeito as situações que lhe acontecem. Isso é natural humanamente, pois temos a tendência de controlar tudo; mas o controle vem assumindo um espaço muito grande na vida das pessoas. Como sair da situação de controle e permitir que Deus, o Todo-Poderoso, possa controlar nossas vidas?
Sair do controle da vida, diante de muitas situações, problemas no relacionamento, nossas ansiedades, as lutas diárias, as contas para pagar e outras coisas com que constantemente nos deparamos é um exercício desafiador de uma grande confiança no Cristo para que Ele controle toda a nossa história de vida.
Por trás de todo controle existe um medo muitas vezes do que está por vir, medo do futuro e das coisas que podem acontecer, pois a maioria dos indivíduos tem uma grande habilidade para manipular, não levianamente, não por querer, mas por uma necessidade de se sentir seguro. E o sentir-se seguro parece vir do controle, mas no fundo a pessoa está vivendo um processo de ilusão de que se auto domina, que tem uma segurança que já dentro de si própria. Tem um autoconhecimento com o seu corpo, sua mente, seus desejos e começa agir querendo ter o controle de tudo. Trazemos em nós esperanças e muitos pensamentos, como aqueles que a pessoa não vai mais trair, que o seu melhor emprego não vai acabar, pensar que o outro te ama pelo resto da vida, ou que vai te fazer feliz para sempre; são sentimentos passageiros com os quais alimentamos o nosso ego, tornando-nos vazios e solitários por diversas vezes. As pessoas controladoras têm medo de sair da sua zona de conforto, e assim nunca permitem que Deus controle tudo, por não ter confiança n’Aquele que é capaz de fazer todas as coisas.
DEUS QUE CONTROLA TUDO!
A pessoa que vai nos preencher e que vai nos garantir uma segurança e controlar cada passo que damos é o próprio Cristo, no Seu amor, na medida que tivermos uma intimidade e uma relação com Ele. Quando temos confiança em Deus, abandonamos inteiramente o controle de nossas vidas nas mãos d’Ele. A nossa natureza humana quer que muitas coisas boas aconteçam rapidamente. Mas quando temos confiança, aprendemos a esperar no tempo perfeito de Deus, mesmo que para nós as coisas estejam demorando a acontecer e não enxerguemos o agir de Deus em nossas vidas. Mas o Espírito Santo nos lembra que Deus é soberano e que tem poder sobre todas as coisas e que, no Seu tempo, Ele realizará todo o Seu plano bom, perfeito e agradável.
Devemos amadurecer nossa vida cristã, deixando-nos envolver pelo amor de Deus, na Sua misericórdia, com atos de fé e, assim, veremos o agir do Senhor em nossas vidas. Na vida muitas vezes passamos por situações que nos tiram o chão, em que aparentemente não enxergamos solução, ou até mesmo os nossos recursos naturais nos faltam e se esgotam. É nesses momentos, em que nem víamos mais nenhuma possibilidade, quando tudo parecia perdido, que o Senhor Deus vem e realiza um milagre porque confiamos plenamente e entregamos inteiramente a Ele o controle de nossas vidas.
Confiar é viver pela fé, é saber que a fidelidade de Deus nunca falha. Ele usa todas as circunstâncias ao nosso redor com Sua pedagogia incrível para nos mostrar o quanto precisamos mudar o nosso coração. Quando Deus permite que sua vida fique bagunçada, ou que aconteça algo desagradável, é para que você tenha um olhar mais profundo sobre as coisas que precisam ser mudadas. Assim como fazemos ao arrumar um guarda-roupa quando está tudo bagunçado e não encontramos nada: primeiro retiramos todas as peças, pra depois ir arrumando uma de cada vez no seu devido lugar. Se entregamos nossas vidas pra Deus, confiamos que Ele é o poderoso e só nos resta descansar para que o Seu controle se realize.
O Senhor nos fala: “Não vos inquieteis com que haveis de comer ou beber; e não andeis com vãs preocupações. Porque os homens do mundo é que se preocupam com todas essas coisas. Mas vosso Pai bem sabe que precisais de tudo isso” (Lc 12, 29-30). Temos um Deus que é pai e sabe de tudo, de todas as nossas necessidades, antes mesmo de pedirmos a Ele. Entenda que os seus sonhos, seus desejos e preocupações não são novidades para Deus, pois Ele já sabe de tudo ao seu respeito, porém Ele quer que peçamos a Sua ajuda, que dependamos d’Ele como criancinhas que esperam tudo de seu pai.
Fransbiane Jesus da Silva
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator
Uma resposta