Para o cristão é errado pensar no sucesso? Definitivamente, não! Não só devemos pensar como também trabalhar para ter sucesso. Mas não se apresse, vamos definir o que seria o sucesso para o cristão.
Se procurarmos no dicionário teremos a seguinte definição da palavra sucesso “bom resultado; êxito, triunfo”*, pois bem, nós, os cristãos, devemos orientar nosso olhar, nossa referência de sucesso, para o transcendente, aquilo que de verdade importa.
A palavra de Deus nos mostra uma direção quando nos diz “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.” (Mt 6, 19 – 20)
Há na sociedade de hoje um discurso materialista, onde o sucesso é medido pelo que se tem ou deixa de ter em bens materiais. Faço ainda um alerta sobre alguns influenciadores cristãos com seus discursos, regras e acúmulo de virtudes, onde o sucesso é medido pelo tanto de vezes que vou à missa na semana, quantas novenas e devoções se pratica, ou número de filhos ou sei lá mais o quê… no fim do dia, o que importa é o TER, POSSUIR, seja lá o que for!
FUJAM DESSE TIPO DE SUCESSO!!! Mas busquem, trabalhem com magnanimidade, cumpram o seu dever de estado com vistas a se tornarem santos.
O sucesso do cristão é a santidade, não medida em ranking de virtudes ou regras, mas medida no quanto sua vida está configurada à vida de Cristo. Nós, cristãos que amamos Cristo verdadeiramente, devemos, como diria Camões em seu verso, “transforma-se o amador na coisa amada”. E o quê, ou melhor, a quem temos amado?
O sucesso do cristão é a santidade
A santidade de vida, essa é a única medida de sucesso que devemos ter. E foi para isso que Deus nos criou: “Sede Santos, porque Eu sou Santo” (1 Pedro 1, 16)
Se até o momento seu olhar estava direcionado para outra coisa que não fosse a santidade, é hora de mudar. Não perca tempo e nem forças buscando o sucesso material, a vanglória mundana, o Céu não pode esperar. Decida-se hoje pela santidade, volte seu olhar para o Cristo, direcione seu amor a Ele e permita-se ser transformado na Pessoa amada.
Meus irmãos, é urgente e necessário que nosso coração, nosso olhar, nossa postura se converta rumo à santidade. Esse é o sucesso que devemos almejar.
No final dessa leitura te convido a parar um instante, meditar e pedir a iluminação do Espirito Santo para que mostre os lugares ainda não evangelizados do seu coração, que tem desviado seu caminhar da rota da santidade. Deixe-se conduzir por Ele.
A felicidade que você busca nessa corrida para o sucesso está na conversão do coração que você tem adiado. Não tenha medo do sucesso do cristão, vai valer a pena!
Que o Bom Deus te abençoe e a Virgem Santíssima guie seus passos nessa caminhada rumo à santidade de vida.
Fernanda Guardia
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator
*Dicionário de português Oxford