“No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo” (Jo 16,33). Aos nossos olhos o mundo se encontra perdido, sem esperança, famílias sendo destruídas e as pessoas fechadas em si mesmas, perdendo seus valores e essência.
Entretanto, os olhos de Cristo não são os nossos! Para Ele sempre tem uma saída, sempre há uma chance de recomeço, uma nova história. É nessa nova circunstância, mesmo em meio ao caos, que Deus quer te usar e me usar, pois, as pessoas estão sedentas da presença de Cristo.
Você deve estar se perguntando: “Mas eu não posso salvar o mundo, não dou conta nem de mim mesmo”. Amigo leitor, te confesso que nós não conseguimos, isso é um fato! Mas Cristo consegue se nós nos deixarmos ser guiados por Ele.
O mundo nas palmas das mãos de Deus.
Parece loucura, mas o mundo inteiro está nas mãos do Nosso Senhor. Ele mesmo disse que conhece todos os fios de nossa cabeça e que não cai uma folha da árvore se Ele assim não o permitir.
Mas, se Ele está no controle, porque o mundo está desabando? Ideologias de gênero, aborto, enchentes, onde está Deus em meio ao caos? Ele continua ali, no mesmo lugar, só que em silêncio, cuidando e zelando por nós, esperando apenas uma chance para entrar e fazer tudo silenciar.
É lindo imaginar que é Ele quem gerencia tudo o que Ele criou, mas nós, seres humanos, temos o nosso livre arbítrio e Deus não é invasivo. Ele pode nos ajudar a partir do momento que deixamos Ele fazer isso.
Me deixando ser usado por Deus
Como citei acima, Deus quer usar de mim e de você através do ordinário do nosso dia. Somos esses escolhidos a fazer a diferença lá fora. Como? Sendo fiel no pouco que Ele nos confia.
Mas, pode ser que você não escreva, não pregue, não seja uma pessoa de frente da Igreja, ou melhor, pode ser que você nem faça parte de uma comunidade ou paróquia. Mesmo assim, Ele quer precisar de você!
Se você já O conhece, te convido a adentrar a fundo o que Deus quer de você. Pergunte sem ter medo da resposta que Ele vai te dar, mergulhe nessa experiência única, que só Ele pode te dar e te ensinar.
Caso você ainda não tenha tido um encontro com Ele, então, tenha coragem de chamá-lO para a sua intimidade. Comece rezando e entregando a sua vida toda para Ele, e na hora certa, Ele te impulsionará a fazer a diferença.
Ele usa da nossa história para curar o mundo.
O mundo está sedento de amor e não é preciso muito para perceber que falta entre as pessoas diálogo, carinhos, compreensão e solidariedade. Por outro lado, abundam soberba e orgulho.
Sabia que Deus é mestre em transformar pecados em graça? Ele é capaz de transformar uma história cheia de feridas em um grande holocausto de amor para com a humanidade. Ele fez isso com Santo Agostinho, com Santa Maria Madalena e, hoje, faz isso comigo e com você.
A minha e a sua história podem alcançar muitos corações feridos que, por falta de amor, se fecharam à graça de Deus. Basta eu e você termos a coragem de acolher essas pessoas, de pronunciar a verdade que: Ele vive e Sua graça nos bastas!
Trazendo a minha experiência de vida.
Olha, caro leitor, aqui eu trago um grande testemunho em poucas linhas. Jamais imaginei que minha história, quem eu sou, fosse alcançar tantas pessoas. Ele me chama a ser fiel no ordinário do meu dia, acolhendo aqueles que não se sentem amados, a silenciar quando eu gostaria de explodir.
Ele me faz pensar em pessoas, a rezar por elas, algumas até que eu nunca vi. Essa é a magnitude de Deus: quando você é fiel no pouco, Ele te dá mais.
Fui fiel na paróquia, mas só isso não era o bastante para Ele. Hoje, faço parte da Comunidade Católica Pantokrator, sou uma consagrada, mas não parou aqui. Ele quer mais, Ele me quer santa!
Como esconder do mundo esse amor que me escolhe, me ama, me transforma. Como silenciar se o mundo está sedento de conhecê-lo? Não posso ficar parada! Você também não pode ficar parado! O mundo precisa de nós.
Talvez as pessoas não nos escutem, mas, mesmo assim, teremos feito a nossa parte e o nosso coração estará descansado. Pode ser que não salvemos o mundo inteiro, mas plantaremos as pequenas sementes que Ele nos confiar e isso já é o suficiente.
Eu não troco a entrega da minha vida a Cristo por nada! E você está esperando o quê?
Quero terminar te convidando a fazer dessa frase abaixo a sua oração diária:
Transforma o meu nada em amor (Santa Teresinha)
Fiquem com Deus.
Carla de Fátima Gaspar
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator.