Sempre ouvimos falar que depois das tempestades vem a acalmaria e, com ela, a vitória.
Mas estamos realmente acreditando nela? Muitos de nós nos encontramos desanimados, e cansados, ou já desistimos de lutar. Mas, Deus vem através dessas linhas hoje levar para uma visão e um caminho novo.
Caro Leitor, quero lhe pedir que preste atenção nesta passagem bíblica:
“Por isso, um povo forte vos glorifica e a sociedade das nações valentes vos venera. Porque vós sois refúgio para o fraco, refúgio para o pobre na sua tribulação, abrigo contra a tempestade e sombra contra o calor” (Is 25,3-4).
“Um povo forte vos glorifica”: esse povo forte é composto por você, pela sua casa, pela sua família, que tem travado lutas, que tem chorado, que tem muitas vezes esbarrado no impossível e não tem encontrado respostas. Mas Deus quer que você vire de posição e enxergue, mesmo que você não perceba, que Ele está com você, com os seus e os tem feito fortes e resistentes.
Somos chamados ao louvor
Ele chama você a louvá-l’O por essa vitória que você ainda não vê, que ainda não aconteceu. Pois só quando você louva a Deus você se lança num campo de bênçãos e confiança nesse Amor Poderoso que luta por você e lhe dará a vitória de que necessita.
“Vós sois refúgio para os fracos, refúgio para o pobre, abrigo e sombra”. Se nos colocamos diante de Deus como pessoas extremamente fortes, que não precisam de ninguém, autossuficientes e que não querem ajuda, Ele não consegue nos ajudar.
Nossa prepotência, nossa falta de humildade para reconhecer nossos pecados e quem nós realmente somos, nos afastam da dependência de Cristo, pois com isso nos tornamos ricos de nós mesmos e das nossas coisas, colocamos ídolos e pessoas no lugar de Deus.
Mas Ele nos ensina a ser humildes e simples de coração, justamente para nos colocar diante do cuidado diário d’Ele em nossas vidas.
Caro leitor, você conhece aquela expressão figurada ‘tem um sol para cada um lá fora’? É exatamente assim que Deus se comporta diante das pessoas que querem nos prejudicar, acabar com a nossa felicidade ou vocação: Deus Se coloca como essa sombra que protege, guarda e nos defende, separa-nos de tudo o que não é d’Ele.
Em nossas tempestades, muitas vezes internas, dos nossos pensamentos, esgotamento emocional, carências afetivas, traumas, Ele Se faz ali presente para nos tirar de nós mesmos e nos dar a vitória da graça da ordem, dos bons relacionamentos e nos colocando a melhor resposta nos desafios da vida, impulsionando-nos nas ações corretas.
Como se colocar no caminho da Vitória?
Já vimos que Deus, além de morrer na Cruz por nós e nos devolver a vida, quer lutar conosco no nosso dia a dia. Mas, como nos colocar nesse caminho?
Sabe aquele amigo que não vemos a hora de rever e passar horas ali, conversando com ele, contando tudo o que nos acontece? Sugiro que, se você ainda não tem Cristo como seu Amigo, que comece fazer essa experiência diária.
Reserve um tempo do seu dia para entregar tudo a Ele e contar o que tem vivido, seus sonhos, suas lutas, medos, inseguranças e alegrias. Deixe-se conhecer e se coloque no caminho de conhecê-l’O.
Cristo está esperando que você O convide para conversar com o seu filho, com sua filha na hora que você for falar com eles, que você O convide para almoçar, jantar… Sei que parece loucura, mas é assim que se cria uma intimidade com Deus e fazemos d’Ele parte integrante da nossa vida, dos nossos dias.
A frequência dos Sacramentos
A Confissão , Comunhão, adoração e a busca de conversão de nós mesmos nos colocam no movimento até Ele. Para que Ele venha até nós e nos plenifique de Suas graças.
Quando deixo que Deus lute por mim e pelos meus, não posso me comportar como uma pessoa que espera, parada, mas me coloco em movimento em direção a Cristo, que me espera e Se coloca a caminho por mim.
O amor misericordioso de Deus alcança você hoje e o convida a viver um cântico de vitória na sua vida. Lance-se nesse amor e deixe-se ser cuidado, amado e zelado por Ele.
Deus os abençoe !
Carla Gaspar
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator