Como participar bem da Santa Missa

Santa Missa

A participação da Santa Missa para nós, cristãos , deve ser uma grande experiência de fé! É nesse mistério de que o povo de Deus se alimenta do Corpo e do Sangue de Jesus. A missa não é um momento de oração individual, e sim, um momento de oração comunitária que nos possibilita viver como um só corpo, uma família reunida. Para isso, quando vivemos esse momento com o coração aberto, participamos da unidade espiritual com toda a Igreja e nos abrimos a um momento de oração poderoso. Como as palavras de São Josemaria Escrivá: «Viver a Santa Missa é permanecer em oração contínua» (É Cristo que passa, n. 88).

Viver a Eucaristia é experimentar a graça sacramental do sacrifício do próprio Cristo. “Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, a atualização e a oferta sacramental de seu único sacrifício na liturgia da Igreja, que é o Seu corpo.” (Catecismo da Igreja Católica, n.1362)

O Papa João Paulo II, no início da sua Encíclica, “Ecclesia de Eucharistia”, afirmou que “a Igreja vive da Eucaristia”, por isso temos que dar toda atenção e valor devido a tão grande mistério que acontece dentro da celebração Eucarística e nos alimentarmos dela. Todo o mistério nos santifica e nos faz reviver o sacrifício de maneira intensa, pura e real.

Cito aqui alguns pontos importantes à observarmos:

A Fé

Através da última ceia, Jesus instituiu o sacrifício eucarístico do Seu Corpo e Sangue. Esse momento constitui-se o ápice de toda a celebração da Santa Missa. Precisamos, então, ter fé em cada liturgia celebrada durante a Missa. Crermos que o Corpo e Sangue de Cristo nos salva, liberta e nos cura. Possuídos assim, por esta Fé inquebrantável no coração, damos um verdadeiro testemunho de pertença e fidelidade à Cristo e à Sua Igreja.

Preparação

Para bem participar da celebração da Santa Missa é necessário nos prepararmos adequadamente. Devemos acalmar as agitações interiores do nosso ser, bloqueando nossas preocupações, ansiedades e confusões e afastando-se de tudo o que é secundário em relação ao mistério essencial que será celebrado. Nada pode remover de nossa mente esse momento único. Peçamos a graça e a força do Espírito Santo para podermos nos preparar sensivelmente antes de cada celebração eucarística vivida.

Comprometimento

Não se deve ir à missa por obrigação ou simplesmente por um preceito a ser cumprido. Devemos ser comprometidos e viver intensamente, com plena intenção e disposição, para que a Santa Missa tenha o efeito esperado e desejado por Deus em nossa vida.

Através desse comprometimento, Deus santifica o mundo em Cristo e nossa participação deve ser consciente, livre, cheia de alegria e com atitude de louvor.

Gestos e postura corporal

A Igreja ensina que “os gestos e posições do corpo tanto do sacerdote, do diácono e dos ministros, como os do ‘povo’, devem contribuir para que toda a celebração resplandeça pelo decoro e nobre simplicidade, compreenda-se a verdadeira e plena significação de suas diversas partes e se favoreça a participação de todos” (IGMR, n. 42).

Nossa visão deve estar focada no altar, no mistério da Eucaristia e no sacerdote. Precisamos estar atentos para que nada nos tire do foco principal. Que todo o nosso ser seja adequado e sensível à sacralidade da Santa Missa.

Se todos buscarmos essa boa postura podemos garantir uma vivência mais madura e completa durante os momentos da liturgia. Todo o nosso ser deve estar voltado para cada liturgia celebrada.

O Vestir-se

Normalmente não vamos praticar algum esporte com uma roupa que não seja confortável e que impeça os nossos movimentos. Para cada coisa que fazemos existe uma maneira de se vestir e de se comportar.  A mesma preocupação devemos ter ao irmos à igreja para participar da Santa Missa. Hoje as pessoas se sentem muito livres para se vestir de maneira liberal. Essa liberalidade faz com que esse cuidado se torne esquecido.

Se vamos entrar na casa de Deus e vamos receber o Seu Corpo e Seu Sangue que nos curam, libertam e nos santificam, não podemos ir de qualquer jeito. Precisamos estar bem vestidos em acordo com a sacralidade do que vamos ali viver.

Em destaque, observam-se os exagerados decotes e roupas muito curtas das mulheres que trazem desconforto na vivência comunitária. O nosso corpo, templo do Espírito Santo e que receberá o Corpo vivo de Cristo, deve se apresentar de maneira casta, digna e respeitosa.

O silêncio

O silêncio antes de iniciada a missa é fundamental para que todos possamos participar da celebração de maneira mais íntima e respeitosa quanto aos ritos sagrados. O mistério da Santa Missa inicia-se através do silêncio. Ele ajuda também em certos momentos específicos, tais como o ato penitencial, e o momento de recolhimento interior. Nas leituras e homilia, o silêncio proporciona entendimento, possibilita um coração aberto para acolher a Santa Palavra de Deus. No pós-comunhão, o silêncio favorece a oração interior de louvor e ação de Graças.

Atenção à Liturgia

A liturgia é uma parte riquíssima e de grande importância dentro da Santa Missa. É ela quem rege toda a estrutura do que celebramos. “Pela Liturgia, Cristo, nosso redentor e sumo sacerdote, continua em sua Igreja, com ela e por ela, a obra de nossa redenção.” (cf. CIC §1069)

Precisamos estar atentos e participar integralmente das partes da Santa Missa: sejam nos Ritos iniciais; na liturgia da Palavra; na Liturgia Eucarística e no rito de conclusão.

Devemos também conhecer o tempo litúrgico que estamos celebrando: seja ele o Tempo Comum; o Advento; o Natal; a Quaresma e Páscoa.

O Papa Francisco em sua catequese do dia 8 de novembro de 2017, disse: “Não vos esqueçais: participar da Missa é viver, mais uma vez, a paixão e morte redentora do Senhor”.

Que Deus nos conceda a Graça de crescermos cada vez mais na observância desses valores, para que a nossa vivência espiritual seja cada vez mais rica e tenhamos a vida transformada pela ação poderosa e santificadora do Corpo e Sangue de Cristo através da Eucaristia.

Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

 

Tags:

  ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies