Você tem pensamentos negativos? Além disso, toda vez que enfrenta uma dificuldade, as piores consequências começam a pipocar na sua cabeça. No entanto, saiba que a Palavra de Deus é uma arma poderosa para combater o mal que deseja se alojar em nossos pensamentos.
“Não vos inquieteis”
Uma primeira dica encontramos em Filipenses 4, 6. “Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças”. Muitas vezes, lutamos sozinhos. E não percebemos que existe um Deus Poderoso que quer nos ajudar. O primeiro passo é elevar o nosso coração a Deus, por meio da oração.
São Francisco Sales nos ensina que não devemos esperar com medo as mudanças na vida. Em vez disso, devemos ‘olhar para elas com plena esperança de que, à medida que surgem, Deus, a quem você pertence, irá guiá-lo com segurança por todas as coisas’. Além disso, quando você não aguentar, Deus o carregará em Seus braços.
Se abra ao louvor
Outro passo importante é o louvor. Enquanto a reclamação e a murmuração nos põem em uma atmosfera de tensão, o louvor nos lança na Confiança de que Deus está no controle.
E temos o exemplo dos três jovens na fornalha ardente, narrado em Daniel capítulo 3. Eles se recusaram a adorar o falso deus. E fazendo um paralelo com essa história de fé, precisamos também usar da nossa inteligência e vontade para nos recusarmos a adorar as nossas preocupações e pensamentos negativos. Pare de alimentá-los, dê valor ao que realmente importa na sua vida. Feche as brechas por meio dos sacramentos da Confissão e Eucaristia.
Veja o exemplo de Sidrac, Misac e Abdênago, os jovens da história. Eles foram punidos e jogados na fornalha ardente e fizeram o improvável: agradecer. “Então, os três jovens elevaram suas vozes em uníssono para louvar, glorificar e bendizer a Deus dentro da fornalha” (Dn 3, 51). Pode parecer que estamos sem saída, ou que tudo já está perdido, mas por meio do louvor, fazemos memória e recordamos a bondade de Deus em nossas vidas. Em quantas situações Deus já nos foi favorável, por que iria nos abandonar?
Perceba Deus
E mesmo que você não consiga ver Deus na sua vida, você está cercado pela presença Dele. Assim, testemunharam os três jovens. Eles começaram a louvar pelas coisas criadas: orvalho da manhã, pelo dia, pela noite, pelas plantas e animais. Isso nos ensina a tirar o foco das coisas ruins e a enxergar a bondade de Deus a nossa volta.
Deus enviou um anjo para proteger os jovens, eles não pereceram, mas ao contrário, venceram aquela batalha e deram testemunho do poder de Deus. Deus nos socorre, envia anjos em nossa vida para aliviar os nossos sofrimentos e para nos dar a vitória!
Viva com fé e esperança
São João da Cruz nos ensina: “Viva com fé e esperança, embora seja nas trevas, pois nesta escuridão Deus protege a alma. Lance seu cuidado sobre Deus, pois você é dele e Ele não se esquecerá de você. Não pense que Ele está deixando você sozinho, pois isso seria errado para Ele”. Deus é incapaz de nos abandonar. Ele nos ama! Permita que a Palavra de Deus, santifique seus pensamentos!
Deus abençoe!
Andressa Aparecida da Silva
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator