O catecismo da igreja católica nos ensina que “o projeto de Deus é a salvação de todos os homens”. Deus quis e quer nos salvar, por isso enviou Seu filho amado para que se cumprisse seu plano de redenção. No entanto, Deus também quis que fossemos livres, para que nessa liberdade optássemos pela salvação que só é possível por meio Dele. Mas o que é preciso para que este projeto se cumpra na minha vida? Quais os requisitos, quais as medidas necessárias para que isso aconteça?
O caminho da salvação
Deus “plantou” no coração do homem o desejo pelas coisas do alto. Mesmo que não saibamos, nosso coração anseia por algo que está além de nós mesmos. Por isso, existe no ser humano uma inquietação, uma agitação interior para que ele busque algo. E assim, o homem projeta para fora de si algo que o complete interiormente.
Acontece que, nos dias de hoje somos bombardeados de muitas informações, ideias e teorias. A todo momento surgem novas pesquisas a respeito de alimentação saudável, como ter alta performance, como criar os filhos, como se vestir, como se destacar etc. Surgem constantemente novos gurus que se dizem conhecedores da verdade vendendo as fórmulas mágicas do sucesso, do enriquecimento e da felicidade. A cada dia surgem novas opções que nos incitam a uma busca incansável em atingir metas e medidas muitas vezes inalcançáveis. Tudo isso acaba nos embalando em uma enxurrada de descontentamentos e frustações porque apesar de queremos medidas altas para nossa vida, jamais as encontraremos nas coisas do mundo.
Em Cristo estão as medidas certas!
Conhecendo nossas limitações e as dificuldades que enfrentaríamos, Deus nos concede um auxílio divino, Deus nos dá o passo a passo! Em Cristo encontramos o caminho, o exemplo e a graça necessários para que cheguemos à salvação eterna. Para que alcancemos a vitória celeste, onde todos os nossos anseios serão saciados.
Jesus Cristo é o retrato do plano de salvação do Pai e durante a revelação, Ele insistentemente nos mostra quais as medidas devemos buscar. Quando o Senhor nos apresenta as bem-aventuranças (Mt 5, 3-12), Ele está enumerando as medidas que Deus espera e confia a nós. E sim! São medidas altas, mas em Cristo medidas possíveis.
Se somente em Cristo seremos capazes de atingir as medidas do alto, precisamos estar unidos a Ele para que isso aconteça. Precisamos nos fazer na medida de Cristo. Isto quer dizer que “precisamos deixar sermos reordenados em tudo, tendo Cristo como princípio que dá medida a todas as coisas”. Sendo assim, para sermos elevados as medidas do alto precisamos primeiramente deixar que Cristo reordene a nossa vida. Em todos os aspectos, pessoal, profissional e espiritual, deixar que o Senhor tenha o controle. Alcançar a alta performance da confiança. E assim, reordenados por Cristo, focados nas metas de Deus alcançaremos as altas medidas que nos levaram a salvação e a felicidade eterna.
Vanessa Cícera dos Santos Ramos
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator