A soberba e seus efeitos

A soberba é um dos sete pecados capitais.

Como vemos no Catecismo da Igreja Católica: “Chamam-se capitais, porque são geradores doutros pecados e doutros vícios. São eles: a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça ou negligência (acédia).” (CIC 1866)

O soberbo é autosuficiente, desconfiado e acha que sua vontade é melhor que a vontade de Deus para a sua vida.

Soberba, pecado que fere a relação com Deus

Ainda, por se tratar de um pecado espiritual, que fere diretamente nossa relação com Deus, se torna mais grave do que um pecado carnal.

Não é porque se vive uma vida espiritual que se está livre de cair no pecado nesse pecado. Pelo contrário. Diante da sua intimidade com Deus e busca de santidade, você pode correr o risco de se achar o bom suficiente por se ver progredindo na vida espiritual, por exemplo. Ou pode acontecer de se achar melhor que os outros ou pensar que tem virtudes que na verdade não tem.

Outros sinais do pecado da soberba são: achar que não recebe nada de graça, se gabar achando que tem algo que não tem, se achar meritório, se achar melhor que o outro por te um dom ou virtude que o outro não possui.

O orgulhoso não sabe depender, não aceita ajuda e não reconhece a necessidade de contar com o auxílio de Deus e por isso, se afasta Dele.

Remédio que cura e liberta

Calma!

Saiba que é possível se libertar desse pecado!

Se o orgulho, te afasta de Deus, a humildade é o remédio que te leva para perto Dele!

Leia a passagem bíblica do no livro do Eclesiástico: “O início do orgulho num homem é renegar a Deus, pois seu coração se afasta daquele que o criou, porque o princípio de todo pecado é o orgulho; aquele que nele se compraz será coberto de maldições, e acabará sendo por elas derrubado. Eis por que o Senhor desonrou a assembleia dos maus, e os destruiu para sempre. Deus derrubou os tronos dos chefes orgulhosos e em lugar deles fez sentar homens pacíficos. Deus fez secar as raízes das nações arrogantes, e implantou os humildes entre as mesmas nações. O Senhor destruiu as terras das nações, e as arruinou até os alicerces. Destruiu muitas delas e exterminou-as, apagou a sua lembrança de sobre a terra. Deus apaga a memória dos orgulhosos, enquanto faz perdurar a dos humildes de coração.” (Eclo 10, 14-21)

Para que você consiga se libertar do pecado da soberba, primeiramente você precisa cultivar a sua intimidade com Deus e através da vida de oração, reconhecer o quanto depende de Dele, do seu auxílio e graça em sua vida, do quanto que Ele te ama e que tem por você um amor de Pai.

Ao se reconhecer como filho, você já dará os primeiros passos para vencer o pecado.

Esse processo de busca da humildade quando antes se era orgulhoso, pode ser difícil e doloroso, mas até mesmo isso pode te ajudar a trilhar esse caminho, ainda que para você isso já seja humilhante.

A mudança não acontecerá de uma hora para outra.

Você precisará fazer um exercício diário de buscar um coração humilde, semelhante ao de Jesus.

Quem tem intimidade com Deus, reconhece sua verdade e é verdadeiramente humilde e assim, tem o desejo de buscar a Deus!

Como sugestão na busca desta virtude, deixo como sugestão a oração da ladainha da humildade, que pode ser rezada diariamente.

Que pela intercessão da Virgem Maria, o Espírito Santo te liberte de toda a soberba!

Deise Castro
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator

Tags:

  ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●    ●  

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies