34 anos de Graça! Assim posso me referir ao aniversário da Comunidade Católica Pantokrator. Não há como não louvar a Deus e agradecer por tudo o que Ele realiza na vida de muitas pessoas através deste carisma.
Que carisma é esse que nos leva a viver a pequenez e o mistério do nada com tanta autoridade e poder? Um carisma que nos ensina a ser fiéis e a colocar Deus em primeiro lugar em todas as circunstâncias! É um carisma de muita fé e oração, mas, sobretudo, de fidelidade.
Para os que não conhecem a comunidade, é preciso dizer que Deus nos deu o carisma da fidelidade! Fidelidade a Deus, à Igreja, à Sua Palavra e a tudo o que Ele nos pede! Para viver esta fidelidade, Deus nos concede graças muito fortes, mas através de coisas muito simples. É a simplicidade que carrega a autoridade do nome de Jesus!
Carisma da Pequenez
Uma das graças que vivemos é a pequenez! Seguimos a pequena via de Santa Teresinha e buscamos a cada dia viver sabendo e reconhecendo que não somos nada diante da grandeza de Deus! E o melhor de tudo é saber que tudo o que fizermos com amor e entrega sincera pode salvar almas! Que maravilha é esta? Na minha pequenez e fraqueza, se eu me abrir para a ação do amor poderoso de Deus, contribuo para a salvação das almas.
Que potência de carisma! Que poder tocar a salvação de alguém através de um simples gesto de amor. Mas o melhor de tudo isso é ter a consciência de que somos meros instrumentos em Suas mãos! Ele é quem realiza tudo! Ele é o Redentor e Salvador! Só precisamos abrir o coração e deixar que Ele aja através de nós!
Muitas vezes pensamos que a salvação de alguém que amamos será muito difícil de conquistar. Mas, quando colocamos essa salvação nas mãos de Cristo, não podemos duvidar do que Ele é capaz de fazer. Ele é o Tudo! Ele salva!
Se entregando à Ele salvamos nossas vidas!
Pessoalmente, posso testemunhar que Deus me salvou através deste carisma! Ele me resgatou e me fez entender o quanto sou dependente Dele e que devo descansar em Seus braços fortes!
Confesso que vivi muitos anos da minha vida sem entender o meu lugar diante de Deus. Sabia que Ele era um Deus poderoso, mas não tinha uma postura de dependência diante Dele. Segurava firmemente as rédeas da minha vida, sem permitir que Deus assumisse o controle e me guiasse com autoridade. Mal compreendia o que significava ter uma vocação. Não sabia o que era carisma.
Tive que passar pelo “vale da morte”, um momento de sofrimento intenso que me tirou o fôlego e parecia estar me destruindo inteiramente, por dentro e por fora. Nestes momentos de dor, eu pensava comigo: “Onde está o Senhor? Por que Ele me abandonou?”
Tive muitos momentos de choro intenso e desespero. Mas lembro que, através de tudo isso, comecei a me abandonar. Aliás, não havia muito o que fazer, para onde ir ou a quem pedir socorro além de Deus! Sinto que, através do que vivi, minha força pessoal e o orgulho de ser independente e forte foram destruídos, aniquilados. Glória a Deus por isso! Fui liberta de mim mesma! Fui completamente desfeita e desarmada para que a graça de Deus pudesse realizar a Sua obra!
Chamados a viver o mistério do NADA
Que potência de carisma é esse? Já era Deus me preparando para viver o novo que Ele tinha para mim! Deus estava me tirando do conforto de onde eu vivia, me desinstalando e me reconstruindo.
No nosso carisma, somos chamados a viver o mistério do NADA. Eu experimentei, pela primeira vez, o que é viver esse NADA e começar a ser totalmente dependente Dele, que é o nosso Deus El Shaddai!
Na Palavra de Deus, em Isaías 49, 15, encontrei a força e o entendimento de que Deus é Amor Poderoso. Tive a certeza de que Ele nunca me abandonou, que Ele esteve sempre ao meu lado e me sustentou em tudo:
“Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.”
Mesmo que eu tenha passado por momentos de desespero, tenha sido abandonada, humilhada e machucada, Deus nunca me abandonou e cuidou sempre de mim! Não foi fácil viver todo o sofrimento. Não foi! Mas entendi que, quando não nos abandonamos completamente em Suas mãos, corremos o risco de sermos levados pelas correntezas deste mundo, que nos consome, nos destrói e nos engana.
Sendo NADA, encontrei o meu TUDO! Que felicidade! Que alegria e gratidão a Deus! Louvo ao Senhor por ter me tirado das minhas prisões mundanas e por ter me levantado com Sua Graça!
Um encontro transformador com o carisma
A partir deste encontro com o carisma, entendi o que significa se doar e viver o dom de si. Colocar os outros no meu coração e fazer tudo para que essas almas também se encontrem com Ele. Compreendi que o mundo precisa se encontrar com este Deus maravilhoso. Se Ele mudou a minha vida, pode mudar a vida de qualquer pessoa que se entregar a Ele!
Se Ele quebrou todas as minhas forças e certezas e me reconstruiu, pode fazer isso na vida de qualquer outra pessoa! Creia! Ele pode fazer isso na sua vida!
Por isso, louvo a Deus pelo aniversário de 34 anos da Comunidade Católica Pantokrator! O encontro com esta comunidade me trouxe salvação e libertação da prisão em que vivia!
Faço-lhe um convite: se você ainda não conhece pessoalmente a Comunidade Católica Pantokrator, venha descobrir a graça que esta comunidade oferece! Experimente a bênção de ser totalmente de Deus. Venha beber desta fonte que jorra água viva, que cura, liberta e salva!
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo!
Que Deus nos abençoe!
Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator