Os jornalistas enviados pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC) ao Egito chegaram hoje (5) às 8h10 no Aeroporto de Guarulhos. O repórter da Rádio Nacional Corban Costa e o repórter cinematográfico Gilvan Rocha, da TV Brasil, retornaram ao Brasil após serem expulsos pelo governo egípcio.
Corban contou que ficou emocionado por “ter chegado são e salvo ao Brasil”. “Me emocionou quando o avião desceu aqui no Aeroporto de Guarulhos”, disse em entrevista à Rádio Nacional na manhã de hoje (5) antes de embarcar novamente e seguir viagem para Brasília.
Os repórteres foram detidos pelas autoridades egípcias na quarta-feira (2), logo após chegarem ao país para cobrir as manifestações populares contra o presidente Hosni Mubarak. Eles foram vendados e mantidos sem água por cerca de 18 horas.
Corban disse que passou um “sufoco muito grande” e que achou que ia morrer por duas vezes.
O repórter admitiu que sabia que a viagem envolvia riscos, mas não esperava o “tratamento de repulsa à imprensa internacional”. Para Corban, só foi possível descansar quando o avião saiu do Cairo com destino a Paris. “A viagem do Cairo para cá foi de descanso.”
Agência Brasil