Lisboa (Quinta-feira, 21-10-2010, Gaudium Press) O cardeal patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo, enviou uma carta aberta às paróquias e comunidades do patriarcado convocando para uma grande “Vigília diocesana pela Vida” no dia 27 de novembro, em resposta ao apelo do Papa aos bispos de todo o mundo e seguindo o exemplo do pontífice, que iniciará o período do Advento com a “Vigília pela Vida Nascente” na Basílica de São Pedro.
A Vigília foi convocada por Dom José Policarpo para o dia 27 de novembro, e, além de celebrações paroquianas, terá seu núcleo principal no Mosteiro dos Jerônimos, na capital lusa. Segundo o patriarcado, a vigília não pretende ser apenas preparação para o tempo do Advento, mas também para a Jornada Mundial da Juventude de Madri, o VI Encontro Mundial das Famílias, em 2012, em Milão, e, em âmbito local, para as ordenações que serão realizadas no mosteiro no dia seguinte à vigília, 28 de novembro.
Para o cardeal, é uma importante manifestação da Igreja a serviço da vida, que recentemente vem sendo “agredida” de diversas formas. “A Igreja acredita que toda a vida brota de Deus, que Jesus Cristo é a sua plenitude humana e a fonte da força que nos permite lutar pela verdade da vida, em todas as suas expressões”, afirma o cardeal na carta.
Ainda de acordo com Dom José, a vigília diocesana contempla a todos, mas tem uma importância especial para as famílias, as mulheres grávidas e os jovens. O cardeal sugere ainda vigílias locais e paroquianas e celebrações complementares.
“Na sua recente visita, o Papa desafiou-nos a fazer da nossa vida um lugar de beleza. Propõe-nos agora um caminho para que isso aconteça. A vida sem beleza é uma vida que ainda não se encontrou”, concluiu o Patriarca de Lisboa.
Com informações da Agência Ecclesia.