O papa móvel que Bento XVI utilizará em 7 de novembro em Barcelona já se encontra na cidade espanhola. O veículo, que o Papa utiliza para suas aparições públicas, foi recebido no Aeroporto de Prat pela Guarda Civil, que é o corpo policial que tem as competências em segurança neste recinto.
Embora se especulasse que o veículo chegaria com o Pontífice procedente de Santiago de Compostela, que celebra o Ano Compostelano, o papa móvel chegou à cidade dez dias antes o evento. O outro papa móvel já está em Compostela.
Durante a visita de Bento XVI a Barcelona um dispositivo de segurança de mais de 6.000 agentes entre Polícia Nacional e Guarda Civil, será ajudado pelas polícias locais para manter a ordem pública.
Entretanto, as primeiras palavras oficiais do Papa Bento XVI em Barcelona no próximo 7 de novembro serão pronunciadas em catalão, na Missa de consagração da Sagrada Família, já que o rito inicial da liturgia será em Catalão, assim como as leituras da Missa e o rito de consagração da Igreja.
O Papa também utilizará o galego durante a homilia que fará no dia 6 de novembro na Praça do Obradoiro em Compostela.
Conforme explicou nos dias passados o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, a liturgia da Missa da Sagrada Família será em espanhol, catalão e latim. Assim, o evangelho e o rito de comunhão serão pronunciados em espanhol.
Radio Vaticano