Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 01-11-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI manifestou seu pesar nesta segunda-feira diante do atentado terrorista realizado neste domingo, 31, contra a catedral sírio-católica de Bagdá, que deixou mais de 50 vítimas fatais e 60 feridos, entre eles dois sacerdotes e um grupo de fiéis reunidos para a missa. A declaração do pontífice aconteceu na Praça São Pedro, no Vaticano, durante oração mariana do Ângelus presidida por ele também nesta segunda-feira, por ocasião da Solenidade de Todos os Santos, data celebrada na véspera do Dia dos Finados.
O Santo Padre afirmou que estava rezando pelas vítimas do atentado, “ainda mais feroz porque contra pessoas indefesas, que estavam na casa de Deus”. “Expresso minha afetuosa proximidade à comunidade cristã, novamente atingida, e encorajo todos os padres e fiéis a serem fortes e firmes na esperança”, disse o pontífice, complementando que diante deste cruéis episódios de violência, gostaria de renovar seu forte apelo em favor da paz, “que é dom de Deus, mas também resultado dos esforços de homens e mulheres de boa vontade, de instituições nacionais e internacionais”.
Ontem, 31, enquanto os fiéis eram mantidos reféns na catedral sírio-católica, o porta-voz vaticano, Padre Federico Lombardi, enviou comunicado no qual declarou que a Santa Sé seguia com atenção e preocupação o caso, que, segundo a instituição, demonstrava a situação difícil que vivem os cristãos na área. Na ocasião, o porta-voz também afirmou que o Vaticano aguardava uma solução pacífica para o ocorrido.
Padre Lombardi declarou ainda que o fato demonstrava que a atenção dirigida para a situação dos cristãos na Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio era necessária e justificada. No evento, os padres sinodais pediram o fim da violência contra os fiéis na região. “Os cristãos vivem ali uma situação de grande insegurança e exprimimos solidariedade em relação a eles”, afirmou o porta-voz, que disse também esperar que as pessoas inocentes fossem respeitadas na sua prática religiosa.
Solenidade de Todos os Santos
Durante o Ângelus, o Papa Bento XVI proferiu também uma mensagem aos fiéis presentes a respeito da Solenidade de Todos os Santos. Conforme o pontífice, a ocasião convida a todos a meditar sobre a plenitude da vida divina que nos espera.
“A santidade, imprimir Cristo em si mesmo, é o objetivo da vida do cristão. E nós saboreamos antecipadamente o dom e a beleza dela toda vez que participamos da liturgia eucarística, em comunhão com a multidão de espíritos beatos, que no Céu aclamam eternamente a salvação de Deus e do Cordeiro”, declarou.
Bento XVI manifestou-se também sobre o Dia de Finados, que será celebrado amanhã por toda a Igreja Católica. Conforme o Papa, a separação de nossos entes queridos é certamente dolorosa, “mas acompanhada com oração e sufrágio da Igreja não pode quebrar a ligação profunda que nos une a Cristo”.
Por fim, o pontífice confiou aos cuidados da Virgem Maria “a nossa peregrinação rumo à pátria celeste”.