Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 03-11-2010, Gaudium Press) Foi apresentado ôntem na Sala de Imprensa vaticana o 12º volume da opera omnia do então professor Joseph Ratzinger, atual Papa Bento XVI. A compilação foi apresentada pelo curador da iniciativa, bispo Grhard Ludwig Müller. O livro abrange os escritos sobre sacerdócio, e foi intitulado “Künder des Wortes und Diener eurer Freude – Theologie und Spiritualität des Weihesakramentes” (Anunciados da Palavra e Servidores da vossa Alegria – teologia e espiritualidade do sacramento da Ordem).
O volume traz os estudos científicos, as meditações, e as predições do então professor Joseph Ratzinger sobre o ministério episcopal, sacerdotal e diaconal. Os temas foram divididos em três seções: seção A, sobre a “Teologia do Sacramento da Ordem”, que contém análises bíblicas e histórico-dogmáticas do sacramento; seção B, intitulada “Servidores da vossa alegria” um compilado de meditações sobre a espiritualidade sacerdotal (já publicada com o mesmo título); e seção C, que por sua vez apresenta diversas pregações decorrentes de consagrações sacerdotais de diáconos, jubileus, etc.
Segundo o bispo Müller, “para recuperar a identidade sacerdotal na relação com Cristo, é indispensável a disponibilidade a considerar si próprio servidor da Palavra e testemunha de Deus na sucessão de Cristo, e a viver em comunhão com ele. Para tal finalidade, o sacerdote deve dispor de uma boa formação teológica e da permanente referência à teologia científica”. Ainda de acordo com o bispo, o volume é uma resposta do atual pontífice à crise do sacerdócio, marcada pelas “impostações teológicas e sociológicas carentes”.
Como o primeiro volume sobre a liturgia, também a data de publicação a deste foi escolhido pelo próprio Santo Padre. Publicado após a conclusão do Ano Sacerdotal (no último mês de junho), acrdeita-se que ajude “na interiorização da vocação sacerdotal e como um estímulo para exercícios espirituais”. A opera omnia de Joseph Ratzinger compreende os 16 volumes e é um apanhado global de todos os textos do professor alemão Joseph Ratzinger.
Os volumes saem antes em alemão, língua mãe do Papa, e depois em outras línguas, entre as quais o português e o espanhol. A iniciativa foi recebida com grande interesse e sucesso. O primeiro volume sobre a “Teologia da liturgia” já foi, em dois anos, reimpresso três vezes.