O lixo não se encontra só em varias estradas do mundo, mas em varias almas. Somente a luz do Senhor nos limpa, nos purifica e e nos indica o recto caminho. Deixemo-nos iluminar e limpar para aprender a vida verdadeira. Foi o que afirmou o Papa Bento XVI durante a audiência geral desta quarta feira que decorreu na grande aula das audiências do Vaticano.
Na catequese dedicada a Santa Margarida d’Oingt o Santo Padre afirmou depois: Ouvimos que Margarida considerou o Senhor como um livro, um espelho no qual aparece também a própria consciência e deste espelho entrou também a luz na própria alma.
Deixou entrar as palavras de Cristo – acrescentou Bento XVI- no próprio ser e assim foi transformada, a consciência encontrou os critérios, a luz. É precisamente disto que também nós precisamos: deixar entrar a luz de Cristo na própria consciência de maneira que compreenda aquilo que é verdadeiro e aquilo que é mau, para que seja iluminada e limpa.
Não faltaram palavras de Bento XVI em português: 00:02:12:72
Queridos irmãos e irmãs,
No ano 1288, foi eleita Priora da Cartuxa de Poleteins (França) Margarida de Oingt. Dotada de uma personalidade simples, linear e afectuosa, concebe a vida inteira como um caminho de purificação até à plena configuração com Cristo. Ele é o Livro que havemos de gravar diariamente no nosso coração e na nossa vida, de modo especial a sua paixão salvífica. Desde manhã cedo, Margarida dedica-se ao estudo deste Livro; quando o contemplou bem, começa a ler no livro da sua consciência, que lhe revela a falsidade e as mentiras da sua vida, se comparada com as palavras e as acções de Jesus, com o Livro da vida d’Ele. Da contemplação do amor de Cristo por nós, nascem a força e a alegria de responder com igual amor, colocando a nossa vida ao serviço de Deus e dos outros. * * *Prezados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação amiga para todos, de modo particular para os fiéis brasileiros das dioceses de Bragança Paulista e de Passo Fundo. Sei que buscais a imensidade de Deus para os horizontes demasiado estreitos, onde a vida por vezes se perde e agoniza. Cristo é o caminho para o infinito que buscais: pode parecer estreita a passagem, mas o resultado é maravilhoso, como no-lo asseguram os Santos. De coração vos dou a minha Bênção, extensiva às vossas famílias.
Durante a audiência geral o Papa , falando em espanhol, exortou a rezar pela sua próxima viagem á Espanha nos próximos dias 6 e 7 de Novembro, durante a qual efectuará uma etapa em Santiago de Compostela, e depois terá a alegria de consagrar o maravilhoso templo da Sagrada Família em Barcelona, obra do genial arquitecto Antoni Gaudi.
Vou – explicou – como testemunha de Cristo ressuscitado, com o desejo de levar a todos a sua palavra, na qual se pode encontrar a luz para viver com dignidade e esperança e para construir um mundo melhor.
Bento XVI disse que em Santiago se unirá aos peregrinos que chegam aos pés do apostolo Santiago neste ano santo
Radio Vaticano