Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 21-01-2011, Gaudium Press) O jornal vaticano L’Osservatore Romano publicou nesta quarta-feira, 19, uma matéria a respeito do sucesso editorial do livro-entrevista “Luz do Mundo”, realizado pelo jornalista alemão, Peter Seewald, com o Papa Bento XVI. O periódico estima que a publicação, cuja comercialização começou no dia 24 de novembro de 2010, já chegou quase à casa de 1 milhão de exemplares vendidos em todo o mundo.
De acordo com informações do L’Osservatore Romano, a versão italiana do livro já esgotou a primeira edição de 50 mil cópias e a segunda já foi totalmente encomendada. O periódico informou também que a edição de língua inglesa, com 100 mil cópias, a francesa, com 80 mil cópias, e a alemã, com 200 mil cópias, alcançaram o mesmo sucesso. O jornal afirmou ainda que o sucesso pode ser maior, pois há negociações para publicar a obra em mais 11 idiomas.
Para o Padre Giuseppe Costa, diretor da Livraria Editora Vaticana, responsável pela publicação, tamanha procura se deve ao tom usado pelo pontífice no livro. Em entrevista ao jornal vaticano, o sacerdote afirmou que Bento XVI empregou uma linguagem simples, direta e coloquial para responder perguntas complexas referentes a vários aspectos da vida cristã, sem nunca esquivar-se. Para o diretor da Livraria Editora Vaticana, esse tom tornou o livro incomum, capaz de fascinar inclusive os não-cristãos.
Livro sobre Jesus de Nazaré
Na entrevista ao L’Osservatore Romano, Padre Giuseppe Costa falou também a respeito do livro “Jesus de Nazaré”, do Papa Bento XVI. Conforme o sacerdote, a segunda parte da publicação sobre a vida de Cristo deve ser apresentada no próximo mês de março. O diretor da Livraria Editora Vaticana revelou já ter enviado o texto aos vários editores da obra e disse também já ter fechado “vinte acordos” editorais para a sua publicação em várias línguas.
O livro sobre a vida do Messias começou a ser redigido por Bento XVI nas férias de 2003, antes mesmo de ele se tornar Papa. O primeiro volume da obra, dedicado à vida de Cristo desde o Batismo até a Transfiguração, foi publicado em 2007. O segundo volume do livro será dedicado à “Paixão e Ressurreição” de Jesus. A obra terá também uma terceira parte, que ainda vai ser escrita pelo pontífice. Este volume abordará os chamados “Evangelhos da Infância” sobre os primeiros anos da vida de Cristo.