Salvador (Quarta-feira, 17-11-2010, Gaudium Press) Uma boa notícia para clérigos e fiéis da cidade de Salvador, Bahia, pode estar chegando. Isto porque, segundo informações da arquidiocese local, volta à pauta hoje da Câmara de Vereadores da capital baiana o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município de Salvador número 01/09, para a regulamentação fundiária dos templo religiosos da cidade. O projeto já esteve algumas vezes em discussão na câmara legislativa, mas nunca foi votado, os religiosos aguardam com expectativa sua votação e aprovação dessa vez.
Conforme a arquidiocese de Salvador, a aprovação da emenda solucionaria um problema antigo que aflige os devotos e os religiosos da cidade: a falta de escritura das área ocupadas. A arquidiocese explica que, normalmente, em Salvador, as instituições religiosas surgem ao redor dos seus fieis, ocupando terrenos que muitas vezes não tem uma regulamentação de propriedade. Com a lei aprovada, esta questão se resolveria: os religiosos teriam legalizados a delimitação e a propriedade de seus terrenos e os fiéis poderiam desenvolver suas práticas religiosas sem se preocuparem com o fechamento do templo.
Decisão beneficia e salvaguarda legalmente os templos religiosos de todos os credos da capital baiana, mas especialmente os católicos, em maior número.