Washington, 12 jan (RV) – A Conferência Episcopal dos Estados Unidos pediu respeito à vida e dignidade de toda pessoa, depois do massacre ocorrido no último sábado, 8 de janeiro, em Tucson, no Estado do Arizona, no qual morreram seis pessoas e 14 ficaram feridas, entre elas uma deputada que liderava a manifestação.
Em um comunicado publicado na segunda-feira, 10 de janeiro, e assinado por seu presidente, Dom Timothy Dolan, os bispos se solidarizam com os familiares e amigos dos dois católicos que morreram no trágico evento: a menina Taylor Green, de apenas 9 anos de idade, e o juiz federal John Roll.
“Nossas orações e preocupações estão com aqueles que foram atingidos por esta violência. Pedimos a Deus que acolha os que faleceram e rezamos pelas famílias que perderam a seus entes queridos e também por aqueles que ficaram feridos”, destaca o texto.
Dom Dolan assegura que os bispos também rezam pela pessoa que cometeu este ato e por quem é responsável pelo seu cuidado, em referência a Jared Lee Loughner, autor dos disparos contra a deputada democrata Gabrielle Giffords e contra os manifestantes. Giffords escapou da morte, mais o seu estado é ainda delicado, com alguns sinais de recuperação.
“Como bispos estamos preocupados com as consequências do episódio de Tucson mas pedimos calma e cautela diante de qualquer tipo de conclusão sobre os motivos do agressor até que saibamos mais por parte das autoridades competentes”, pede o comunicado.
A violência de qualquer tipo “deve ser condenada. Quando o objetivo de um ato violento é uma autoridade pública fica abalada a confiança da nação em sua capacidade de proteger os seus líderes e aqueles que querem participar do processo democrático”.
Finalmente, os bispos reiteram seu “apelo ao respeito pela vida e dignidade de toda pessoa enquanto seguimos em nosso empenho de trabalhar juntos pelo bem comum, procurando responder aos muitos desafios que enfrentamos como nação”. (SP)
Fonte: Rádio Vaticano