Belo Horizonte (Sexta-feira, 15-10-2010, Gaudium Press) A arquidiocese de Belo Horizonte está em festa. No próximo dia 21 de outubro, o arcebispo Metropolitano Dom Walmor Oliveira de Azevedo receberá do Tribunal de Contas de Minas Gerais, o Grande Colar do Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria de Alkmin.
Instituída em 1995, a condecoração é conferida a personalidades e cidadãos que prestaram relevantes serviços a Minas Gerais e ao país. Dom Walmor é o quarto religioso a receber a homenagem. Em 2001 foram agraciados o reitor do Centro Universitário Una de Belo Horizonte, padre Geraldo Magela Teixeira e o padre Henrique Cláudio de Lima Vaz. Depois, em 2006 foi a vez do padre Alexandre Fernandes de Oliveira, que já exerceu a função de capelão do Hospital Biocor e vice-chanceler da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Dom Walmor
Dom Walmor Oliveira de Azevedo nasceu em 26 de abril de 1954 na cidade de Cocos (BA). Foi ordenado sacerdote em 09 de setembro de 1977 em Juiz de Fora (MG) onde exerceu, entre outras atividades a coordenação arquidiocesana da Pastoral Vocacional.
Foi eleito Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia em 21 de janeiro de 1998. Recebeu sua ordenação episcopal em 10 de maio de 1998 na Catedral de Juiz de Fora das mãos do Cardeal Dom Lucas Moreira Neves, arcebispo da Bahia. Tomou posse no Santuário Nossa Senhora de Fátima em Salvador no dia 22 de maio.
Em 28 de janeiro de 2004, foi eleito arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, para suceder o Cardeal Dom Serafim Fernandes de Araújo no governo da Arquidiocese mineira.
Atualmente é presidente da Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que engloba os estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
No ano de 2009 o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte foi nomeado pelo Papa Bento XVI para a Congregação para a Doutrina da Fé e no dia 28 de julho de 2010 recebeu outra nomeação do Santo Padre: novo Ordinário para fiéis de Rito Oriental residentes no Brasil e desprovidos de Ordinário do próprio rito.