Divulgados temas e detalhes dos atos centrais da JMJ 2016

FranciscoJMJ

Foram divulgados os temas ae alguns detalhes dos atos centrais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Cracóvia 2016, evento que reunirá milhões de jovens de todo o mundo entre os dias 25 e 31 de julho na Polônia.

FranciscoJMJ

Com o tema “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5,7), a JMJ abordará em seus atos centrais assuntos que lembram o Ano da Misericórdia, vivido por toda a Igreja até o dia 20 de novembro. Mas, serão relacionados também ao país que acolhe o evento, com referências a São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, além do próprio Papa Francisco que se encontrará com os jovens.

A chegada dos peregrinos acontecerá no dia 25 de julho e, a partir do dia 26 acontecem os atos centrais. Nesta data, haverá a cerimônia de abertura no Parque B?onia de Cracóvia, com Missa presidida pelo Cardeal Stanis?aw Dziwisz, na qual estarão presentes os símbolos da JMJ – a Cruz e o Ícone da Salus Populi Romani.

A abertura da Jornada 2016 recordará as origens do evento, tendo por tema “João Paulo II – o fundador da JMJ”. Para este dia, é proposta a frase do santo polonês: “É necessário transmitir ao mundo este fogo da misericórdia. (…) Confio-vos esta tarefa a vós, caríssimos irmãos e irmãs, à Igreja que se encontra em Cracóvia e na Polónia, e a todos os devotos da Misericórdia Divina, que aqui vierem da Polônia e do mundo inteiro. Sede testemunhas da misericórdia!”.

Outro ato central acontecerá no dia 28 de julho, que será feita a cerimônia de boas-vindas ao Papa Francisco, em B?onia, sob o tema “A alegria da juventude da Polônia e do mundo dando as boas-vindas ao Papa na JMJ”. Nesta ocasião, o Pontífice vai direcionar suas primeiras palavras aos peregrinos.

A frase selecionada para este dia foi retirada da mensagem do Pontífice para a JMJ, na qual diz: “Vinde a Ele e não tenhais medo! Vinde dizer-Lhe do mais fundo dos vossos corações: ‘Jesus, confio em Vós!’ Deixai-vos tocar pela sua misericórdia sem limites”.

No dia seguinte, 29 de julho, também em B?onia, haverá o Caminho da Cruz, uma celebração que deve apresentar aos jovens o significado da cruz no contexto da misericórdia. A ideia da misericórdia será apresentada em sua dimensão prática, através de ações, obras e atos misericordiosos.

Para este ato, que tem como tema “O Caminho da Cruz – O Caminho da Misericórdia”, foi proposta o versículo 7 do capítulo 5 do evangelho de São Mateus, que norteia toda a JMJ: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”.

A vigília com o Santo Padre acontecerá no dia 30 de julho, no Campus Misericordiae. Neste momento, os líderes da juventude representarão os patronos da JMJ Cracóvia 2016, São João Paulo II e Santa Faustina, e o próprio Papa. Seguindo eles, os jovens serão guiados até Jesus, a Fonte da Misericórdia.

“Nossos guias no caminho até Jesus – Fontes de Misericórdia: Santa Faustina Kowalska e São João Paulo II”, este será o tema deste ato central, que tem como frase uma citação do número 300 do Diária da santa polonesa: “A humanidade não encontrará a paz enquanto não se voltar, com confiança, para a Minha misericórdia”.

O momento mais importante desta vigília será a Adoração ao Santíssimo Sacramento. A vigília terminará com um concerto de adoração, que será uma continuação da oração.

No último dia da JMJ 2016, 31 de julho, o Papa Francisco presidirá a Missa de Envio, no Campus Misericordiae.

Com o tema, “A dignidade universal resultante do Santo Batismo como uma Porta de Misericórdia – um envio de jovens testemunhas de Misericórdia”, neste dia, a ênfase será colocada sobre o significado do Batismo e está sendo planejada para esta celebração a renovação das promessas batismais.

A frase da Missa de Envio será também uma citação do número 164 do diário de Santa Faustina, que diz: “Sempre que quiseres proporcionar-Me alegria, fala ao mundo da Minha grande e insondável misericórdia”.

Via ACI

Compartilhe:
Faça a sua doação e ajude a manter a nossa comunidade ativa e próspera

Conteúdos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies
Ao continuar a navegar ou clicar em "Aceitar todos os cookies", você concorda com o armazenamento de cookies próprios e de terceiros em seu dispositivo para aprimorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing.
Políticas de Cookies
Configurações de Cookies
Aceitar todos Cookies