Em nossa jornada espiritual, enfrentamos desafios internos que podem nos desviar do caminho da fé. A acídia é o pecado do desânimo espiritual e apatia, e a preguiça, que nos impede de agir com diligência em nosso compromisso religioso e uma grande barreira para uma vida ordenada para o amor e caridade, consequentemente, para o Amor a Deus sobre todas as coisas. No entanto, São Gaspar Bertoni nos deixou preciosas lições sobre como superar esses obstáculos, esse vírus que é a acídia, vírus que aniquila e mata toda disposição ao amor!
Encontre Propósito na Oração e Reflexão:
A acídia muitas vezes nos leva a questionar o significado de nossas ações espirituais. São Gaspar nos ensina que, ao dedicarmos tempo à oração e à reflexão, podemos encontrar um propósito divino em cada atividade. A oração nos conecta com Deus, e a reflexão nos permite entender que nossas ações podem ser uma forma de serviço a Ele. Assim, vencer a acídia começa com a redescoberta do significado e da importância de nossos atos de devoção.
A vida de oração é o primeiro passo para nos arrancar de toda inércia da vida espiritual, e assim, da nossa vida como um todo. Ter fé de que o Senhor age nos momentos de intimidade, e se apossar das graças que são derramadas neste momento sublime de encontro com o nosso Senhor, é o combustível para uma vida ordenada para o amor e norteada pela caridade.
Isso acontece, porque nos momentos de oração exercitamos o movimento de colocar o Senhor no centro e assim sairmos de nós mesmos, nossas justificativas, controle do tempo e todo endeusamento individual. Quando eu nutro a minha vida de oração com Deus, eu assumo que o tempo a Ele é uma concessão de honra, é reconhecer que Ele é merecedor de todo louvor e adoração e o primeiro a quem devo submeter toda a minha vida.
Vencer o egoísmo pela prática de oração é o primeiro passo para acabar com a acídia!
Ações Pequenas, Grandes Resultados:
Ademias, está muito equivocado quem pensa que o caminho de santidade se encontra apenas nas ações extraordinárias e significativas. Isso porque, mesmo as tarefas mais simples podem ser uma oportunidade para servir a Deus. Realizar ações cotidianas com amor e dedicação, como cuidar da família, praticar a caridade ou trabalhar, pode ser uma forma de expressar nossa fé. Através da prática da humildade e do serviço aos outros, vencemos a acídia ao reconhecermos que, mesmo nas ações mais modestas, podemos manifestar a presença de Deus.
Disciplina e Diligência:
A preguiça, por outro lado, é combatida com disciplina e diligência. Nós precisamos ser ativos em nossa busca espiritual. Isso envolve compromisso com a oração diária, a leitura das Escrituras e a prática da caridade. Ao criar uma rotina espiritual sólida e persistente, superamos a tentação da inércia e nós nos manteremos no caminho de Deus.
Esse compromisso efetivo com o Senhor nos alavanca para uma vida de santidade, intimidade e nos conduz à construção concreta do nosso caminho para o céu!
Portanto, para vencer a acídia e a preguiça precisamos assumir uma abordagem equilibrada que envolve aprofundar nossa conexão com Deus, encontrar significado em ações cotidianas e cultivar a disciplina espiritual. Dessa forma, estaremos mais preparados para viver uma vida cristã rica em fé e compromisso, prontos para amar até o último instante.
Ana Clara Gonçalves
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator