Empoderar-se, palavra de ordem nos dias atuais, que, de tão repetida tantas e tantas vezes, tem se desgastado e perdido seu real significado. O “empoderado”, ou seja, aquele que detêm o poder, percebe-se forte, capaz e seguro para buscar seus anseios. Sem ser retido pelo medo, se lança em busca de conquistas e reconhecimento. Mas, será que esse “poder” vem somente da vontade humana? É possível ser empoderado, sozinho?
A falácia do empoderamento atual
Hoje, o empoderado é visto como aquele que fala, se veste e se comporta do jeito que quer. É aquele que, pelo menos aparentemente, não se importa com as convenções de ética, ordem e moral. É aquele que, para se sentir livre, tem a necessidade de se sentir aceito pelo outro. A palavra usada tão amplamente e levantada como uma bandeira, tem perdido seu sentido e sua força.
Segundo a Academia Brasileira de Letras, o termo se refere ao “Processo em que um indivíduo ou grupo de indivíduos se torna consciente de suas qualidades, sua capacidade e sua competência.” Sendo assim, quando refletimos um pouco mais sobre de que o ser humano é capaz, será que o empoderado é somente aquele que se expressa do jeito que quer? Será que pensar assim, não menospreza toda a potencialidade que temos?
Empoderados na Verdade
É importante sabermos que quando o ser humano olha para si somente compreendendo suas capacidades humanas, percebe-se limitado, e por mais que se dedique, jamais alcançará seu máximo potencial sozinho. O primeiro passo para chegar a qualquer meta é conhecer a sua verdade. Aquele que conhece e assume sua própria verdade é capaz de ter o poder sobre si mesmo.
Podemos limitar a nossa verdade a fatores externos ou corpóreos que nos definem. No entanto, fomos criados à imagem e semelhança de Deus, e isso nos eleva a uma estatura maior. Estatura essa revelada por Cristo, o Verbo encarnado que nos faz compreender que somos muito mais do que aquilo a que nossa humanidade nos restringe. E o responsável por permitir que tenhamos acesso a essa estatura é o Espírito Santo, que nos revela a Verdade.
Jesus Cristo nos revelou que Ele é a Verdade (Jo 14,6), Ele é a nossa verdade a ser buscada. Quando encontro a minha verdade em Cristo, e tomo posso dela, isso me liberta e me fortalece. De posse da minha Verdade, daí então sou empoderado! Mas isso para nós seria impossível sem que nos fosse enviado o Espírito Santo. É Ele quem nos conecta com Cristo, é por meio Dele que nos tornamos capazes da Verdade.
Empoderados no Espírito Santo
Um cristão sem o Espírito Santo é como uma Ferrari sem combustível! O mesmo Espírito que “pairava sobre as águas” (Gn 1,2) já na Criação é o Espírito que ainda hoje repousa sobre nós. “O Espírito do Senhor, Espírito de sabedoria e de entendimento, Espírito de prudência e de coragem, Espírito de ciência e de temor do Senhor.” (Is 11,2). Preconizado no Antigo Testamento e realizado em Pentecostes, o Espírito Santo se fez presente a nós. Agraciados pelo Batismo, nos tornamos capazes de acessar toda essa potência que nos foi dada.
Nos Evangelhos podemos acompanhar como os apóstolos eram empoderados pela ação do Espírito Santo. O Espírito que suscitava a fé: “ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor”, senão sob a ação do Espírito Santo” (I Cor. 12-3). O Espirito que orientou: “mas o Espírito de Jesus não o permitiu.”(Atos 16,7), o Espirito que capacitava: “porque o Espírito Santo vos inspirará naquela hora o que deveis dizer” (Lc 12,12).
Sendo assim, possuidores de própria verdade e impulsionados pelo Espírito Santo, um pai de família que toma para si a responsabilidade de ser o provedor de sua casa é um homem empoderado; uma mulher, que por mérito alcança um cargo de notoriedade em uma empresa, é tão empoderada quanto a mulher que renuncia a sua vida profissional para se dedicar aos filhos e ao esposo. O que dizer de um jovem que, na contramão do mundo, opta por viver o celibato em prol das coisas de Deus. Todas essas realidades, vividas na sua essência, são capazes de tonar o homem empoderado. Que possamos nos empoderar do Espírito Santo, e assim seremos capazes de alcançar toda a potência e capacidade de que somos capazes.
Vanessa Cícera dos S. Ramos
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator