Santa Maria Madalena ou Maria de Magdala, devido à sua cidade de origem situada às margens ocidentais do Lago Tiberíades, na região da Galiléia, é, sem dúvida, uma das mulheres mais citadas nos Evangelhos.
Alguns dizem que Maria Madalena, Maria de Betânia e Maria pecadora foram a mesma mulher. Mas uma coisa é certa: Santa Maria Madalena experimentou o Poder, o Amor e a Misericórdia de Jesus Cristo de maneira concreta em sua vida e, profundamente marcada por Seu Amor, foi-Lhe fiel até o fim!
Narram os Evangelhos que Jesus expulsou sete demônios de Maria Madalena (Cf. Mc 16,9 e Lc 8,2). Segundo estudos exegetas, a expressão “sete demônios” poderia significar um grave mal físico, moral ou mental que a teria acometido, do qual Jesus a curou. Por outro lado, há uma tradição que diz que ela teria sido uma prostituta, uma pecadora da cidade, aquela que ungiu os pés do Senhor com perfume e os banhou com suas lágrimas. (Cf. Lc 7,38).
Após ser curada por Jesus Cristo, Maria Madalena tornou-se Sua discípula e, com Ele, andava pelas cidades anunciando a Boa Nova (Cf. Lc 8,1-2). Seguiu Jesus até o fim, estava presente aos pés da Cruz com Maria Santíssima e João (Cf. Mt 27,56; Mc 15,40 e Jo 19,25). Correu até o túmulo onde Jesus foi sepultado e foi a primeira pessoa a vê-lO ressuscitado! (Cf Jo 20,16). Santo Tomás de Aquino a nomeou “Apóstola dos apóstolos” por ter-lhes anunciado a Ressurreição de Cristo: “Vi o Senhor!” (Cf. Jo 20)
Existe uma tradição que diz que, junto com João e Maria Santíssima, Maria Madalena teria ido evangelizar a cidade de Éfeso, atual Turquia, e aí falecido. Conforme a tradição de Provença, expulsos da Terra Santa, ela e Lázaro de Betânia teriam partido para a França. Acredita-se que Madalena tenha se retirado em uma caverna em uma colina próximo à cidade de Marselha – La Sainte-Baume (“Caverna Sagrada”, baumo em provençal) – dedicando-se a uma vida de oração e contemplação. Atualmente, esse é um local de peregrinação. A festa de Santa Maria Madalena é celebrada no dia 22 de julho.
O que Santa Maria Madalena nos ensina com sua vida?
Não há nada que Jesus não possa curar. O Senhor é todo poderoso, todo misericórdia e todo amor e, assim como curou Santa Maria Madalena, é capaz de curar-nos dos nossos males sejam de que ordem forem, bem como as feridas causadas pela nossa história de vida. No entanto, é possível que Ele permita que permaneçamos com alguns “espinhos na carne”, como aconteceu com Paulo (Cf. II Cor 12,7), para que sejamos humildes e não corramos o risco de perder a salvação eterna por conta do pecado do orgulho. Clame pela cura, creia no poder de Cristo, abra-se a ação divina e acolha a cura com gratidão, mesmo que não seja exatamente como você queria. Deus sabe do que precisamos, confiemos n’Ele!
Santa Maria Madalena tinha uma alma apaixonada por Jesus! Não media esforços para segui-lO e manifestar seu amor a Ele. Madalena permaneceu fiel no seguimento de Jesus até a Sua morte na Cruz e, com o coração desejoso de amá-lO, correu até o Seu túmulo e foi a primeira pessoa a vê-lO ressurreto. Que aprendamos com ela a ter uma alma apaixonada por Jesus e desejemos amá-lO e ser fiel a Ele incondicionalmente!
É a sua busca de intimidade com o Senhor que a faz reconhecer a Sua voz diante de Seu túmulo. “Disse-lhe Jesus: “Maria!” Voltando-se ela, exclamou em hebraico: “Rabôni!” (que quer dizer Mestre)” (Jo 20-6). Que nós busquemos também essa intimidade com Deus, através da nossa vida de oração cotidiana, para que sejamos capazes de ouvir e discernir a voz de Jesus Ressuscitado que fala aos nossos corações.
Que sejamos ousados, a exemplo de Santa Maria Madalena, “apóstola dos apóstolos”, para anunciar a todos aquilo que contemplamos e experimentamos: “Eu vi o Senhor!” (Cf. Jo 20).
Santa Maria Madalena, rogai por nós!
Que o Bom Deus nos abençoe!
Adriane Megale Luz
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator
Fontes:
Sagradas Escrituras
https://www.vaticannews.va/pt.html
Homilia Pe. José Eduardo
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sainte-Baumegião