Já parou pra pensar quais são as situações da sua vida que pedem atitudes de coragem, hoje?
Todos os dias somos confrontados e precisamos dar algum passo de coragem, seja na vida espiritual, pessoal ou profissional, mas como fazer quando estamos sempre na retaguarda, sempre fugindo ou adiando situações?
Vejamos o significado da palavra coragem:
Coragem segundo o dicionário significa, bravura; intrepidez ;moral forte perante o perigo ;ou ainda firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil”.¹
Nos relatos da bíblia encontramos muitas pessoas corajosas, pessoas escolhidas por Deus para defender, lutar e desbravar lugares ou situações difíceis; é o que podemos dizer de Abrãao, Moisés, Davi, São José ou mulheres como Ester a Virgem Maria e tantos outros que tomados pela graça de Deus foram homens e mulheres corajosos, porque enfrentaram os medos humanos apoiados pela Palavra divina e não paralisaram diante de tais medos, ao contrário, justamente quando a situação lhes sugeria medo a atitude prática da fé os levava a exercer a coragem!
Uma Passagem da bíblia que se encontra no livro de Josué, e diz assim:
“ O Senhor disse a Josué: Moisés meu servo morreu, vamos, agora! Passa o Jordão tu e todo o povo, e entra na terra que dou aos filhos de Israel… SÊ firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. Tem ânimo e sê corajoso.” (Js 1,2-6)
Que palavra maravilhosa e clara Deus dá a Josué! Ele ( Josué) que acompanhava Moisés , viu grandes obras que Deus fez em favor do seu povo tendo a Moisés como seu servo, agora se vê diante da ordem de Deus de avançar corajosamente para habitar a terra prometida; imagine o sentimento de medo que pode ter rondado o coração de Josué , medo de não ser suficiente, de não ser aceito pelo povo, medo de não ter a fé que Moisés tinha, medo de fracassar… e o que vemos na história de Josué é que o Senhor continuou operando maravilhas diante do povo e exaltou Josué aos olhos de todo o Israel. Aqui podemos pensar em tantos outros homens e mulheres que devem ter vivido os dramas do medo, da humanidade que faz parte de nossa vida.
Se formos percorrer toda a bíblia veremos que em todas estas histórias Deus venceu, quando aqueles que Ele escolheu ouviram sua voz , deram o passo concreto da fé e agiram com coragem. Assim podemos perceber que a fé não é bengala para os medrosos mas trampolim para os corajosos! E isto será cada vez mais visível e palpável em nossas vidas a medida que sairmos de uma fé teórica e nos lançarmos numa fé viva e prática.
Coragem e prudência
Coragem e prudência não são antônimos, ao contrário, a prudência guiará a vontade para corajosamente executar o que o certo.
Segundo o catecismo da Igreja católica “ A prudência é a virtude que dispõe a razão prática para discernir, em qualquer circunstância, o nosso verdadeiro bem e para escolher os justos meios de o atingir. Não se confunde, nem com a timidez ou o medo, nem com a duplicidade ou dissimulação. É chamada auriga virtutum (condutor das virtudes) porque guia as outras virtudes, indicando-lhes a regra e a medida”. ²
Vejamos que a prudência sobrenatural é diferente da humana, a prudência humana leva as pessoas a evitar dificuldades, sofrimentos e tribulações. A prudência sobrenatural, por outro lado, não procura evitar os sofrimentos, mas abraça a cruz por amor e sempre luta pelo bem maior.
Coragem e Zelo
Mas podemos dizer que a coragem também está ligada ao zelo, se a coragem significa bravura, intrepidez e moral forte perante o perigo, então estamos diante de uma virtude realmente muito necessária em nossas vidas nos dias de hoje. Precisamos muito de homens e mulheres corajosos que zelem pelo sagrado, que defendam Nosso Senhor Jesus Cristo, que não tenham medo de serem ridicularizados, criticados ou zombados pelo mundo e muitas vezes até pelos próprios familiares; precisamos de pessoas corajosas na defesa da castidade , na vivencia do celibato consagrado, pessoas corajosas na vivência do matrimônio para formarem famílias santas e consequentemente santos no mundo! É urgente que os filhos de Deus assumam corajosamente sua missão nesse mundo e isso começa em mim e em você!
Reze ao Espirito Santo pedindo a coragem
Pelo batismo recebemos os dons do Espírito Santo e agora somos participante do Munus Profético, Sacerdotal e Régio de Cristo, ou seja temos dentro de cada um de nós a semente do profetismo, do sacerdócio e da realeza de nosso Senhor Jesus Cristo; então o que precisamos fazer diante das situações da vida que nos desencorajam e nos fazem recuar é clamar ao Espírito Santo que renove em nossas almas esses dons e essa semente de profetas que conduziram os santos ao martírio, a viverem sacrifícios por amor a Deus e a Igreja, é necessário clamar todos os dias para que sejamos homens e mulheres cheios de coragem, assim como os apóstolos que mesmo considerados pelos anciãos como “homens sem instrução” era tidos por verdadeiramente corajosos e ousados! Cf At 4,13
Sim, Deus quer fazer de nós filhos corajosos e encorajadores pela força da Palavra de Deus e guiados pelo Espírito Santo e assim como São Pedro proclamar
“ Não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido”. At 4,20
O Papa Francisco em uma de suas homilias diz o seguinte: Recuperai a coragem cristã de seguir em frente, não serás um bom cristão sem essa ousadia.”³
Que o seu coração possa ser marcado por esta palavra, a coragem é fruto da fé. A verdadeira coragem cristã é fruto da fé e somente a partir da fé na Palavra de Deus é que poderemos dar passos corajosos na direção que o Senhor nos pedir. Que Deus nos dê coragem para ser verdadeiros discípulos, verdadeiros cristãos e que assim germinem nesta terra homens e mulheres de uma fé corajosa e brilhante, geração após geração.
Fontes:
(1)Dicionário aurélio
(2) Josué, 1,2-6
(3)Homilia Papa Francisco “Dom do Espírito Santo, ousadia, coragem e parresia” 18 de abril de 2020.