Você já ouviu falar sobre as relíquias dos santos?
Se sim, sabe o que isso significa?
As relíquias dos santos se trata de objetos de devoção, ainda que em alguns casos, a relíquia pode ser algo que não seja objeto.
Quer saber mais?
Então, prossiga com a leitura desse texto!
Qual o motivo de se guardar relíquias
O que leva uma pessoa a guardar relíquias de um santo ou de vários santos, não é o mesmo de quando se guarda objetos antigo que não são mais encontrados facilmente ou objetos considerados como herança de família.
As relíquias dos santos, se trata de objetos, fragmentos do corpo ou lembranças de pessoas que morreram na graça de Deus, deram testemunho da vivência como cristãos no mundo, buscaram crescer nas virtudes, especialmente na caridade.
Ainda, quando se trata dos santos, um dos pontos a ser observado para que a pessoa seja reconhecida como santa pela Igreja Católica é se viveu de fato a alegria.
Diante do testemunho e por terem vivido de forma que agradassem à Deus, sendo usados como objetos de devoção pessoal, Deus usa das relíquias para realizar inúmeras graças na vida das pessoas que a veneram, como podemos ver na passagem bíblica: “Deus fazia milagres extraordinários por intermédio de Paulo, de modo que lenços e outros panos que tinham tocado o seu corpo eram levados aos enfermos; e afastavam-se deles as doenças e retiravam-se os espíritos malignos.” (At 19,11-12)
Aproveito para te falar, caro leitor, que na sede da nossa comunidade, em Campinas, nós temos as relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus e de seus pais.
Graus de relíquias
Podemos encontrar três graus de relíquias para devoção, sendo eles de primeiro, segundo e terceiro grau, ou seja, parte do corpo, objetos que o santo usou ou objetos tocados no santo.
Fio de cabelo, pedaço do osso, fragmentos da pele, são exemplos de relíquia de primeiro grau, pois tudo isso fez parte do santo.
Objetos que o santo usou ou vestes, por exemplo, são relíquias de segundo grau.
Já, quando se trata de objetos que foram tocados pelos santos ou em seu túmulo, temos as relíquias de terceiro grau.
Testemunho de oração com as relíquias
Ao escrever esse texto, me lembrei de uma das orações que fiz diante da relíquia de São João Paulo II, onde pedi para ele interceder à Deus por mim, pelo meu estado de vida, pois eu havia passado pelo discernimento do estado de vida fazia pouco tempo e já sabia que era o matrimônio.
Quando eu rezei com a relíquia de São João Paulo II, estávamos em isolamento social devido à pandemia e eu pedia a intercessão dele para que Deus me concedesse a graça de viver um namoro que me levaria a dar passos para o sacramento do matrimônio e três anos depois, muitas coisas aconteceram e no momento estou noiva.
Hoje, senti de dar esse breve testemunho, mas, espero que em breve você também possa testemunhar as graças alcançadas através das relíquias e intercessão dos santos que Deus providenciar que cheguem até você!
Que Deus te abençoe!
Deise Castro
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator