Atualmente não temos muitos exemplos de juventude vivida conforme a vontade de Deus. Nós muitas vezes levamos como modelo de “boa” juventude influencers, cantores e atores que vivem sua vida de um jeito fútil e muitas vezes falso, fingindo uma alegria que não é verdadeira, e majoritariamente se perdendo nas drogas e no álcool, diante dessa busca desenfreada de preencher o buraco presente em seus corações. Podemos pensar que, como adolescentes/jovens, não temos mais alguém para nos espelhar, já que há muito tempo as celebridades seguem o mesmo infeliz estilo de vida. Porém, na Santa Igreja Católica, temos alguns “influencers” que descobriram como preencher aquele buraco: com o Amor de Deus.
Portanto, jovem, se você, assim como eu, esteve este tempo todo buscando em quem espelhar-se, contarei um pouco da história destes “influencers” católicos para que você se inspire no mesmo caminho que eles, e assim, chegue até o Reino dos Céus!
Beata Sandra Sabattini: a primeira noiva beatificada!
Nascida em 19 de agosto de 1961, na Itália, Sandra comprometeu-se em cuidar de deficientes físicos e dependentes químicos. Estudava medicina e tinha o sonho de tornar-se missionária na África para dedicar-se inteiramente aos mais pobres e marginalizados. Em seu diário, aos 16 anos, ela escreveu: “Senhor, tu me deste um grande presente, o de querer dar a minha vida aos mais pobres. Agradeço por isso, porque, embora eu ainda não o tenha explorado, depositaste em mim este grande presente. Espero poder fazê-lo frutificar e espero poder entender como”.
Em seus registros, é possível ver seu grande desejo de sempre fazer a vontade de Deus, mas assumindo suas faltas, como a de às vezes se deixar levar pelo mundo: “Claro que gostaria de Te aceitar, mas primeiro tenho que derrotar a mim mesma, o meu orgulho, as minhas falsidades. Não tenho humildade e não quero reconhecê-lo; deixo-me ser terrivelmente influenciada pelos outros, tenho medo do que possam pensar de mim. Sou incoerente, com muita vontade de revolucionar o mundo, mas depois me deixo sujeitar.” Portanto, jovem, não desanime, pois até os santos têm dificuldades como as nossas!
Sandra estava se preparando para se casar com Guido Rossi, seu noivo, mas, no dia 29 de abril de 1984, aos 23 anos, sofreu um atropelamento e não resistiu, falecendo no dia 2 de maio. Na última página de seu diário, escreveu: “Esta vida não é minha. Esta vida, que vai evoluindo por um sopro que não é meu, passa num caminho sereno que não é meu”. Ela foi beatificada no dia 24 de outubro de 2021.
Beato Carlo Acutis: o apóstolo da Internet
Nascido dia 3 de maio de 1991, em Londres (logo mudou-se para a Itália com sua família), sua mãe diz que depois de sua primeira comunhão, nunca deixou de ir à Missa e rezar o rosário diariamente. Quando adolescente, criou um site, em que falava sobre milagres eucarísticos que ocorreram em diversos países do mundo ao longo dos séculos. Carlo sempre gostou de computação e tinha conhecimento muito avançado sobre computadores para a sua idade e época em que viveu; e usou esse dom para evangelizar e ajudar o próximo.
O beato era apaixonado pela Santa Eucaristia e se confessava semanalmente, para que não perdesse a graça de receber a comunhão; e nunca deixava de rezar diante do sacrário antes ou depois da Missa. Ele costumava dizer que a Eucaristia é a autoestrada para o Céu. Devemos seguir o exemplo dele e colocar Jesus sempre como nosso caminho e finalidade. Apesar disso, nunca deixou de se divertir: ele amava jogar em seu Playstation 2, praticava esportes e gostava muito de comer Nutella!
Aos 15 anos, Carlo Acutis contraiu uma leucemia fulminante, mas nunca desanimou por conta da doença. Sempre oferecia seu sofrimento ao Senhor pelo papa e pela Igreja, para que pudesse ir direto ao Céu. Após 10 dias dos primeiros sintomas, em 12 de outubro de 2006, Carlo faleceu, e exalava cheiro de lírios, representando a pureza de seu coração. No hospital, um tempo antes de falecer, disse: “Eu estou feliz de morrer, porque vivi a minha vida sem perder nenhum minuto em coisas que não agradam a Deus”. Ele foi beatificado no dia 10 de outubro de 2020.
Beata Chiara Luce: a padroeira dos jovens
Nascida em 29 de outubro de 1971 na Itália, e era uma menina como qualquer outra: gostava de ir à praia, andar de patins e passear nas montanhas. Aos 9 anos, entrou para um movimento na igreja, os Focolares, onde aprendeu a amar muito a Jesus! Chiara era uma adolescente muito feliz e tinha muitos amigos. Certa vez, aos 17 anos, estava jogando tênis, quando sentiu uma dor muito forte em seu corpo, e depois de alguns exames feitos, ela recebeu o diagnóstico de um dos tipos mais dolorosos e graves de tumor, o sarcoma osteogênico com metástase.
Sua mãe conta que, ao perguntar como Chiara se sentia com o diagnóstico, ela disse: “Agora, não. Não fale agora!”; e jogou-se na cama de olhos fechados. Após 25 minutos, Chiara Luce voltou, sorrindo para a mãe, e fez sua escolha: dar-se inteiramente para Deus durante os dias de sofrimento que teria. Ela levou apenas 25 minutos para escolher a Deus! E você, já parou para passar quanto tempo você levaria para fazer essa escolha?
A doença tomou conta de todo o seu corpo, mas não de sua alma. Chiara sempre fazia questão de agradecer a Deus, pois a doença seria sua vida de santificação, e sempre que sentia dor, dizia: “Com você, Jesus. Por você, Jesus”. Próxima de seu falecimento, pedia para seus amigos e familiares presentes que não chorassem durante seu funeral, pois ela estaria próxima de Jesus. Ela faleceu dia 7 de outubro de 1990, e foi beatificada em 25 de setembro de 2010.
“A beleza dos jovens está na sua força” (Pr 20,29).
Jovens, estes são apenas alguns dos – futuros – santos que viveram uma vida comum, mas de muito amor a Deus! Sejamos fortes como eles, e lembremos sempre que nossos influencers devem ser os santos! Rezemos pelo processo de canonização dos beatos Carlo Acutis, Sandra Sabattini e Chiara Luce, e não deixemos de pedir a intercessão deles.
Catarina Moreira
Vocacionada da Comunidade Pantokrator