A palavra “Obedecer” vem do latim (obaudire) e significa se colocar em posição de escuta, ouvir. Obedecer a Deus implica colocar nossa fé Nele. Jesus nos chama para uma vida de obediência, sendo como Ele mesmo foi obediente ao Pai (Filipenses 2:8).
O que é a obediência na vida cristã?
A Obediência é renunciar à nossa vontade pessoal para fazer a vontade do Pai em nossa vida. Para que isso aconteça é necessário conhecer ao Senhor e confiar que o que Ele faz é sempre o melhor para nós. Isso é chave para o nosso crescimento e amadurecimento espiritual. O que Deus espera de nós, não é uma obediência de submissão, passiva, de medo, mas de alguém que se coloca diante do Pai como amigo e reconhece a importância de escutar sua voz e praticar seus ensinamentos.
Obedecer consiste em amar
Primeiramente para seguir esse conselho evangélico a base inicial para obediência deve ser o amor ao Senhor. Considerando o que Ele fez por nós, pois nos amou primeiro, sendo ainda nós pecadores (1 João 4:19; Romanos 5:8). E como fruto da obediência colhemos várias virtudes e uma vida longa em Cristo.
Citemos alguns exemplos da obediência:
- A obediência a Deus nos faz prudentes e fortes (Mateus 7:24).
- A obediência a Deus deixa legado (Romanos 16:19).
- A obediência a Deus nos torna diferentes no agir e ser (Filipenses 2:12-15).
- Somos abençoados por causa da obediência de Abraão (Gênesis 22:18).
- Tem uma promessa para quem obedece a Deus (Isaías 1:19).
- A obediência traz bênçãos para nossa vida (Deuteronômio 11:13-14).
A desobediência nos tira de Deus
Assim também nos deparamos com as desordens. A história de Adão e Eva que nos mostra sobre a desobediência a Deus (Gênesis 3:1-3). Percebemos que desobedecer não agrada a Deus e é algo muito sério. Eles ouviram a voz da serpente que os enganou (Gênesis 3:5). Aqui vemos a primeira consequência da desobediência a Deus: perda da intimidade com Deus, a vergonha, o medo.
Alguns exemplos para refletirmos a nossa desobediência:
- Deus rejeitou a Saul depois de desobedecer (1 Samuel 16:14).
- Recomendação de Paulo quanto aos que não obedecem (2 Tessalonicenses 3:14).
- Haverá castigo por não obedecer ao evangelho (2 Tessalonicenses 1:8).
- O profeta que não obedeceu foi ferido por um leão (1 Reis 20:36).
- A não obediência trouxe destruição a Israel (Deuteronômio 8:20).
- O preço da desobediência (Jonas 1:3-4).
Estamos mais sujeitos aos erros e aos pecados. Portanto, o que realmente agrada ao Senhor é nossa obediência. Obedecer a Sua Palavra, obedecer a Sua voz. Tudo isso nos faz ter um relacionamento íntimo com Ele.
Obedecer é a maior prova de amor que podemos dar ao Senhor: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele” (João 14:21).
Obedecer a Deus é amá-lo e amá-lo é obedecer.
Wilson Yukio Ushirohira
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator