Parece que já iniciamos o dia com os pensamentos acelerados. As preocupações roubam a nossa paz e tomam conta da nossa mente. Seja uma conta para pagar, uma consulta médica, os afazeres do dia, decisões importantes para tomar. Porém, a Palavra de Deus nos ajuda a ordenar todas as coisas. “Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças” (Fl. 6,4).
As Sagradas Escrituras formam um verdadeiro itinerário para o cristão, um caminho seguro para todas as situações da vida. “Com efeito, nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual. Por isso se devem aplicar por excelência à Sagrada Escritura as palavras: a palavra de Deus é viva e eficaz (Hebr. 4,12), capaz de edificar e dar a herança a todos os santificados (At. 20,32; cfr. 1 Tess. 2,13).¹
Apresente suas preocupações a Deus
O primeiro passo desse itinerário é apresentar a Deus as nossas preocupações. Falamos para tanta gente o que está acontecendo em nossas vidas, postamos nas redes sociais, mas esquecemos de contar para Aquele que mais torce pela nossa felicidade: Deus. “Bem conheço os desígnios que mantenho para convosco – oráculo do Senhor –, desígnios de prosperidade e não de calamidade, de vos garantir um futuro e uma esperança” (Jr 29,11).
Precisamos permitir que Ele participe da nossa vida. Às vezes, lutamos sozinhos e não percebemos que o Amor Poderoso de Deus está ao nosso favor. Não importa se a sua preocupação é um probleminha ou um problemão, Ele se importa. Volte seus pensamentos a Ele.
Um convite para desacelerar
O segundo passo é um convite à oração. É necessário desacelerar, parar para escutar a vontade de Deus. Vemos nas Sagradas Escrituras que os profetas, quando tinham alguma decisão importante, ou mesmo os reis diante de uma batalha, se recolhiam para escutar a Palavra de Deus. Sim, porque ela é luz que ilumina os nossos passos. “Vossas palavras são uma verdadeira luz, que dá sabedoria aos simples” ( Sl.118,130)
Não tenha medo de pedir
Outro passo importante é a súplica. É essa oração feita com insistência, onde eu submeto todos os acontecimentos da minha vida ao domínio de Deus, ao seu Senhorio. Tiro das minhas mãos e coloco nas mãos d’Ele.
“Teu desejo é a tua oração; se o desejo é contínuo, também a oração é contínua. Não foi em vão que o Apóstolo disse: Orai sem cessar (1Ts. 5,17). Ainda que faças qualquer coisa, se desejas aquele repouso do Sábado eterno, não cessas de orar. Se não queres cessar de orar, não cesses de desejar” Santo Agostinho.
Põe tua força nisso, ainda que seja difícil desapegar! Muitas vezes, nós até entregamos, mas daqui a alguns instantes já estamos novamente calculando a maneira que vamos resolver a situação. Precisamos confiar e nos abandonar na bondade divina.
A palavra de Deus vai dizer e o nosso fundador nos recordou recentemente que o Reino de Deus cresce enquanto nós dormimos. “O Reino de Deus é como um homem que lança a semente à terra. Dorme, levanta-se, de noite e de dia, e a semente brota e cresce, sem ele o perceber.” (Mc 4,26-27) Sim, é preciso descansar em Deus. Saber que a lógica de Deus é diferente da lógica do mundo. E que ele vem em socorro às nossas necessidades.
Abra o coração para o Louvor
E por último e não menos importante é o louvor. Nessa oração trocamos a murmuração, a lamentação, a reclamação, os maus pensamentos pela graça de Deus. Nós antecipamos o Céu, quando enchemos os nossos lábios de louvor e gratidão a esse Deus que tudo pode!
Andressa Aparecida da Silva
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator
Referências
- Constituição Dogmática Dei Verbum, 21