Neste texto, vamos refletir sobre o Evangelho de São João (Jo 20, 11-18), que nos traz a passagem da ida de Maria Madalena ao Sepulcro. O encontrando vazio, essa mulher chora do lado de fora, porque, para ela, alguém havia levado o corpo do Senhor. Por esse motivo ela chorava: pelo corpo de Jesus que não estava mais ali.
Jesus não estava mais ali, Ele ressuscitou!
E então Jesus apareceu para Maria Madalena. Ela não o reconheceu, pensou que fosse o jardineiro. Vendo-a ali, Jesus perguntou: “Mulher, por que choras? Quem procuras?” E ela pediu para que ele dissesse onde estava o corpo, e ela o iria buscar.
Jesus olha para a mulher com misericórdia, a chama pelo nome, “Maria”, e então, neste momento, ela reconhece a voz do Senhor e exclama: “Raboni” (Mestre). Jesus orienta Maria Madalena que ela vá e conte aos demais que Ele subirá ao Pai, “Subo ao meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. E ela faz assim como Jesus lhe pediu.
Por que choras?
Após a morte de Jesus, Maria Madalena foi cedo ao Sepulcro com a finalidade de encontrar e cuidar do corpo do Senhor. Mas não O encontra. Jesus, o amado de sua alma, não estava lá! Quem retirou o corpo do Senhor? E então, chora ali a morte de seu Senhor, aquele que a tirou do pecado e a conduziu à vida.
E nós, somos como essa mulher, choramos a ausência do Senhor em nossas vidas? Choramos pelas inúmeras vezes em que nos afastamos d’Ele? Pelas vezes em que O deixamos porque o caminho está difícil e preferimos o caminho mais fácil? Somos nós que afastamos Deus de nossas vidas.
Mas o Senhor nos espera, espera que voltemos aos Seus braços de Pai que sempre anseia pelo retorno do filho. Pai que espera nos encontrar na oração. Espera que O busquemos na Eucaristia.
Quanto agimos como essa mulher, Maria Madalena, que estava disposta a buscar a Jesus onde Ele estivesse?
Quem procuras?
Maria Madalena estava disposta a buscar pelo corpo de Jesus. Sem reconhecer que era Ele que estava ali no jardim e falava com ela, solicita como se estivesse falando ao jardineiro: “Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar”.
Aqui vemos que essa mulher não percebeu que quem ela buscava estava ao seu lado.
Quantas vezes procuramos ou choramos, mas não percebemos que o Senhor está do nosso lado apenas esperando para ouvir a nossa voz, a nossa oração. Precisamos estar abertos e atentos à voz do Senhor, que tantas vezes fala sutilmente em nossos ouvidos.
“Procurai o Senhor enquanto Ele se deixa encontrar, invocai-O enquanto está perto” (Is. 55,6).
Por que Jesus apareceu primeiro a uma mulher?
Como já vimos acima e já sabemos, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena após a ressureição. Poderia ter aparecido a Pedro ou a João, mas se mostrou a uma mulher. Acredito que pela docilidade que é uma característica feminina, e que fez Maria Madalena receber a notícia, a acolher em seu coração e a repassar a seus irmãos.
As mulheres têm a característica de ser mais dóceis, de acolherem com maior facilidade e também, neste caso, de entusiasticamente anunciar.
Receber a boa nova e anunciar entusiasticamente deve ser uma característica para mulheres e para homens também. A boa nova do Senhor é para todos nós!
Ouvir com docilidade a palavra que o Senhor tem para nós, deixá-la cair em nosso coração e dar frutos de santidade em nossas vidas é o que deseja o Senhor.
E nós encontraremos e faremos a vontade de Deus se formos dóceis à Sua palavra que nos liberta, nos cura e transforma. Deixemos a Palavra do Senhor entrar em nossos corações para dar frutos de ressureição e nos conduzir à vida eterna junto d’Ele.
Taciane Oliveira Fardin
Postulante da Comunidade Católica Pantokrator