Você já se deparou com uma tristeza tão profunda, uma dificuldade tão grande, que impossibilitou você de aproveitar sua vida? Acredito que a resposta seja sim, mas, posso lhe afirmar algo: somos chamados a viver na alegria, mesmo que tristes!
Muitas vezes, acreditamos que nós devemos apagar nosso sofrimento, e só assim seremos alegres, ou até mesmo que quando estamos sofrendo, é porque Deus nos abandonou. Porém, é justamente o contrário: “O caminho da perfeição passa pela cruz, não existe santidade sem renúncias e sem combate espiritual” (CIC 2015), e esta não é uma mensagem da Igreja para que você desanime, mas para que você viva sua cruz com alegria!
A alegria do Senhor é a nossa força!
O primeiro passo para a alegria é abraçar a nossa cruz, assim como Jesus fez, e deixar as murmurações de lado. Muitas vezes estamos tão focados em reclamar de nossas dificuldades que esquecemos de buscar a graça de Deus. Santa Teresinha nos diz que nada é pequeno se feito com amor; e nosso fundador, André, complementa dizendo que tudo é alegria e glória, se vivido neste fluxo de amor. Portanto, se seu chefe está pegando no seu pé, louve a Deus pela vida dele, se você está passando por uma dificuldade financeira, louve a Deus porque Ele está lhe dando a graça de viver a pobreza! Ame a sua cruz e louve ao Senhor pelas coisas pequenas, mesmo que sofridas, pois depois do sofrimento vem a redenção.
O apóstolo Paulo nos diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor, repito, alegrai-vos” (Fl 4,4). E podemos perceber que essa mensagem bíblica é tão importante, que São Paulo faz questão de repeti-la. E ele ainda continua: “Sei viver na penúria, e sei também viver na abundância. Estou acostumado a todas as vicissitudes: a ter fartura e a passar fome, a ter abundância e a padecer necessidade. Tudo posso naquele que me conforta” (Fl 4,12-13). É assim que devemos ser; apesar de todas as adversidades de nossa vida, apesar da fome e da necessidade, tudo podemos naquele que nos fortalece; e este é um chamado para o louvor! Alegre-se, pois o Senhor não abandona você nunca, e agradeça comigo: Obrigada, Senhor, porque tu és a minha alegria!
Somos nascidos para a alegria
Muitas vezes, durante as dificuldades, o maligno pode plantar mentiras em nosso coração, dizendo que nascemos para a tristeza, que não merecemos louvar e nos alegrar; e nos deixa cegos para a glória de Deus. Mas, entenda de uma vez por todas: Deus é alegria, e nascemos para ela. É claro que somos cercados por notícias tristes e catastróficas, mas essa alegria de Deus não é humanamente alegria ou tristeza. É a certeza e a verdade de que Ele Se manifestará quando nosso coração habitar no louvor.
Lembre-se que na cruz, Jesus nos redimiu, Ele venceu o mal e não há o que temer! Você nasceu para a alegria, tome posse disso e louve pela sua vida!
Que Deus te abençoe!
Catarina Moreira
Vocacionada da Comunidade Pantokrator