O que é o matrimônio? Para nós, católicos, é um sacramento que faz com que duas pessoas, um homem e uma mulher, assumam um compromisso de amor e se unam para formar uma família cristã. É a afirmação na fé de dois seres humanos que se amam e formam um novo lar. Duas pessoas se unem e se tornam uma só carne: “Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém separe”. Mateus 19:6
Quando falamos de matrimônio hoje em dia, podemos perceber que muitos questionamentos são feitos e muitos obstáculos são encontrados para vivê-lo. Para dizer a verdade, a maioria pensa que é muito mais fácil viver só do que se dedicar inteiramente ao outro, dentro de um compromisso que vai exigir mudanças e crescimento. É muito mais simples ter a liberdade e poder decidir o que quiser, quando quiser e isso basta.
Este pensamento nos leva a um individualismo enorme e nos faz viver de forma egoísta e singular. Não se desenvolve nem mesmo a capacidade de relacionamento na sociedade. Por isso, estamos vivendo num mundo cheio de pessoas que não conseguem assumir compromissos e nem são capazes de fazer sacrifícios num relacionamento. O que cada pessoa pensa basta, e isso se torna indiscutível.
Para nós católicos, o matrimônio é algo muito sério e que pode ser visto como um meio de santificação. Algo que vai nos levar a viver de maneira mais santa, com asceses ricas que nos fazem crescer como pessoas. Existe uma beleza neste sacramento que muitas pessoas, infelizmente, ainda não enxergaram ou que não são capazes de viver. A doação mútua é algo que nos leva à santidade e pode nos transformar de maneira muito construtiva.
Já ouvi várias pessoas dizerem “que o matrimônio é algo a se tentar, mas que se por acaso, der errado, basta divorciar. Nada me força a ficar num relacionamento que não deu certo”.
Pessoalmente, eu não acredito que o verdadeiro matrimônio deva ser visto desta forma. Todo matrimônio passa por várias tribulações e dificuldades. A força para superar tudo isso, somente se encontra na Graça de Deus. Sem Ela dificilmente poderemos suportar os desafios e agir de maneira santa. Um versículo bíblico que me toca profundamente em relação à força que tem o matrimônio é em Eclesiastes 4,12. “Alguém sozinho é derrotado, dois conseguem resistir e a corda tripla não se rompe facilmente.”
Para mim é muito claro o sentido dessa corda “tripla”, o casal precisa estar profundamente conectado e submetido à Deus para que essa força tenha valor.
Quando alguém assume viver esse sacramento, deve se preparar desde o começo para se doar inteiramente e fazer sacrifícios em prol do casal. Nada virá de maneira muito fácil, mas quando se entrega diante da Graça de Deus, tudo se torna possível. Cada dia será um novo amanhecer, cheio de vida, se fizermos a escolha de seguirmos juntos com Deus! No entanto, isto somente é verdadeiro se Ele estiver em primeiro lugar no meio do casal. Costumo dizer, que o matrimônio deve ser vivido a Três, onde Deus tem o primeiro lugar e o casal se submete à Sua Graça! Assim o amor se enriquece e se fortalece.
Sem o perdão é possível conseguirmos?
Outro fator muito importante é o perdão. Sem ele é impossível viver um matrimônio santo, porque cada um de nós – dentro de certos limites – é miserável em algumas situações. Sendo assim, sempre estaremos sujeitos a decepcionar e sermos decepcionados. Não existe um só ser humano que não esteja sujeito a isso, erra faz parte da natureza humana. O que nos torna seres humanos melhores é saber reconhecer tais erros e ter abertura para pedir perdão e dar o perdão ao outro.
“Sede bondosos e compassivos uns com os outros, perdoando-vos
mutuamente, como Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4, 32)
Para que possamos viver de maneira cristã e fiel a Deus, temos que abrir os nossos corações ao perdão mútuo e, é claro, ter o desejo de sempre fazer a vontade de Deus. Enxergar-se verdadeiramente pequeno diante da grandeza de nosso Deus. É importante buscarmos viver o evangelho a cada dia, lermos a Palavra de Deus e colocarmos todas as nossas metas, baseadas nesta Palavra que é viva e real! Temos ensinamentos fundamentais e preciosos para a nossa vida na Palavra de Deus; como em 1 Pedro 4,8 “Acima de tudo, cultivai, com todo o ardor, o amor mútuo, porque o amor cobre uma multidão de pecados.”
Este sacramento faz de dois corpos, uma só carne. O Senhor santifica e abençoa a união matrimonial e estabelece a fusão não somente de seus corpos, mas também de suas almas.
Como cristãos somos chamados a respeitar e valorizar o matrimônio de maneira santa. Somos convidados de maneira concreta a fazer parte da criação, a partir do amor conjugal. Somos instrumentos nas mãos de Deus e através da união do corpo do homem e da mulher, nasce uma nova criatura. Existe algo de profundo a ser vivenciado na vida matrimonial, e este algo nos leva a tocar de modo mais concreto a realidade que Deus sonhou para a humanidade: uma vida plena de amor e de doação.
“O que Deus uniu, o homem não separe”. (Marcos 10, 9)
“O matrimônio cristão é uma bênção de Deus, que homens e mulheres necessitam para se complementar entre si, no amor mútuo e experimentar a riqueza da condição humana”, destacou o Bispo de Eichstätt (Alemanha), Dom Gregor Maria Hanke.
Peçamos a Deus que nos abençoe e nos dê a força necessária para fazermos parte deste maravilhoso plano de amor, que Ele concebeu para nós. Se você for chamado, e a sua vocação for o matrimônio, invista nele! Busque com todas as forças do seu coração, realizar o que for preciso para que ele frutifique, seja santo e que alegre o coração de Deus.
Não permita que as dificuldades ordinárias entristeçam o seu dia a dia e te impeça de lutar por este sacramento precioso. Busque a Deus constantemente, para que Ele seja a luz que ilumina cada passo seu.
A vocês casais, sintam-se sustentados pela poderosa mão de Deus! Submetam-se a Ele em todas as coisas e vocês verão o que o nosso Deus é capaz de realizar! Sejam firmes! Sejam fiéis!
Peço a Deus que venha sobre todos nós, com a Sua Graça e nos abençoe. Que possamos ser verdadeiros instrumentos em Suas mãos, dentro do nosso matrimônio, seguindo de maneira fiel à Sua vontade em nossas vidas!
Leila Engels
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator