Existe no ser humano um desejo inato de ser feliz. Diferentes interpretações e diversas opiniões a respeito de como encontrar a felicidade fazem parte da nossa sociedade. Mas, para nós cristãos, o caminho já foi revelado, o próprio Jesus Cristo nos mostrou como poderíamos ser felizes.
O poder da palavra de Deus
O Catecismo da Igreja Católica (§131) nos ensina que: “É tão grande o poder e a eficácia encerrados na Palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para a Igreja, e, para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte da vida espiritual”. Ou seja, existe uma preciosidade na Palavra de Deus, algo que vai além de um ensinamento. A Palavra é a manifestação do poder da glória de Deus. A glória que nos permite sermos felizes.
Ao lermos ou ouvirmos aquilo que foi dito por Deus, seja através dos profetas ou pela boca de Cristo, devemos rasgar o nosso coração e permitir que esse poder adentre no mais profundo do nosso ser. Pois essa Palavra será alimento, resposta e consolo para todas as nossas necessidades.
Cientes de que a palavra de Deus porta em si e manifesta todo o Seu poder é preciso, da nossa parte, crer nessa Verdade. Acreditarmos e tomarmos posse desse poder nos levará a uma melhor compreensão e adesão às maravilhas de Deus. Aderir à Palavra de Deus, consequentemente, nos fará felizes.
Felizes os que a põem em prática!
“Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática.” (Lc 11, 28). Ao lermos este versículo do Evangelho de São Lucas podemos refletir que sim, existem muitas coisas que podem nos deixar felizes, e isso é bom. Podemos estar felizes por termos uma família, um bom emprego, amigos etc. O Senhor quer ver Seus filhos felizes.
No entanto, somos exortados a perceber que MUITO mais felizes nós seremos ao ouvir a palavra de Deus e a colocá-La em prática. Ou seja, diante de todo o poder de Deus manifestado em nossa vida através de Sua Palavra, nós devemos tomar posse e sermos impulsionados a colocar isso em prática. Todo amor, misericórdia e bênção que recebemos de Deus precisa “voltar” para Ele através das nossas obras. Obras estas que envolvem nossa oração, caridade, perdão, doação, evangelização…
Que estas palavras possam encontrar seu coração e despertar nele o desejo de querer buscar a Deus e assim encontrar a felicidade.
Vanessa Cícera dos Santos Ramos
Consagrada da Comunidade Católica Pantokrator